23 de nov de 2009

Casamento Ecologicamente Correto



Há pouco tempo vi na TV no Jornal Hoje se não me engano a reportagem sobre um casamento nada convencional. Um casal resolveu casar e chegar até o cartório de bicicleta e como se não bastasse ainda sugeriram aos convidados que também fossem de bike!!!
Confesso que eu não faria no meu casamento, mas achei a idéia OTIMA! Adorei. O noivo só anda de bicicleta pra trabalhar, pra tudo. Por isso sua noiva deu a idéia de adotarem o meio de transporte no casamento pelo bem do meio ambiente, e o noivo, claro topou.

E foi essa historia que inspirou esse post. Corri atrás de um contato com os noivos e achei um blog do noivo que foi super atencioso e me deu acesso a algumas fotos e entrevistas que ele deu. E eu vou passar tudo pra vocês. Lógico! E é claro também que inspirada nisso corri atrás de dicas pra quem deseja fazer um casamento ecologicamente correto!
Alguns detalhes do casamento do Willian Cruz e da Priscila:



Eu uso a bicicleta como meio de transporte, todo dia, para tudo, então resolvemos mostrar que dá pra fazer tudo de bicicleta: até casar. Nada do estereótipo da noiva chegar em um carrão: vai de bicicleta mesmo. E como temos muitos amigos que pedalam - e outros tantos que têm vontade, mas não coragem - resolvemos fazer essa ida ao cartório de bicicleta, para poder chamar todo mundo. Na verdade começou sem muitas pretensões, meio na brincadeira. A gente vai até a Praça do Ciclista (Avenida Paulista com rua Consolação), que já é um tradicional ponto de encontro, encontramos alguns amigos e, de lá, vamos ao cartório. Mas decidimos fazer a coisa aberta, chamar quem quiser vir e transformar tudo em uma grande festa.” Willian Cruz
E a idéia foi super aprovada, porque até quem não era conhecido do casal entrou nessa e acompanhou os noivos em suas bicicletas.
E pensa que a noiva abriu mão do vestido e do salto para isso? Lótico que não, reparem bem no llock da noiva que gracinha. Teve véu e tudo!





Eles não parecem cansados, nem menos felizes por terem ido de bicicleta parecem?



Quem quiser saber mais sobre essa iniciativa é só passar no blog do noivo. No linck abaixo tem muitas fotos, vídeos e textos sobre... O linck foi o próprio noivo que me sugeriu é de um post do blog dele: http://blig.ig.com.br/freeride/2009/10/25/casamento-de-bicicleta-fotos-videos-textos/
E pra você que alem de se casar e fazer disso um evento especial, também quer contribuir com o planeta mas não quer ser tão radical, vou deixar aqui algumas dicas de como fazê-lo. E não precisa adotar todas (lógico que se fosse seria perfeito pro meio ambiente), mas algumas alem de serem ótimas ecologicamente falando são fofíssimas! Tem umas que algumas pessoas já fazem sem nem pensar por esse lado, mas porque acham bonito!
Vamos à elas:
- Você pode optar por uma festa pequena, menos desperdício e degradação ambiental.( o problema aqui é pra quem tem família grande, como eu)
- Doces em bandejas de vidro, ou brigadeiro em copinhos de chocolate ou de vidro evitam o desperdício de embalagens, alem de ficarem lindos.
- Usar plantas, e flores da época e não flores de corte, que não dá pra reaproveitar, e também não colabora para o uso de fertilizantes, alem de ser bom por M.A. ainda é bom pro bolso.
- Decorar com velas também é uma boa opção, e quer mais romântico do que velas?
- Como lembrancinha pode-se dar uma mudinha de uma planta, em um vasinho, ou sementes.



-Investigar locais onde os produto apóiam causas ecológicas(todas corremos muito atrás de tudo quanto é contato e não custa incluir na lista de perguntas mais uma né?)
- Na comida também é legal usar coisas de preparo menos elaborado, com produtos regionais, orgânicos etc.
- Evite o uso excessivo de papeis, para fazer os convites encontre uma empresa que utilize 100 por cento de papel reciclado. Imprima os cartões de informações apenas para os hóspedes que não possuem acesso à internet. Evite imprimir vários papeis, menus, cartões de agradecimento e coisas desse tipo que as vezes não são necessárias e causam um mal tremendo ao nossa planeta. Se for realmente necessário prefira papel reciclado. Se você usar fotos digitais não vai precisar de álbum, com isso vai gastar menos papel também alem de também ajudar na economia.
- Evite descartáveis: use guardanapos de pano, e copos e taças de vidro ou de cristal.

- O vestido pode ser feito com tecido orgânico se não for alugado, se você optar por comprá-lo você pode se desfazer dele reaproveitando os tecidos para fazer roupinhas infantis e dar para entidades que cuidam de crianças carentes. Outra idéia é usar o vestido que sua mãe usou no casamento dela (falei disso no post anterior) reciclar, é a palavra.
- A noiva pode chegar de charrete, carruagem (pensa bem como não seria chique?), bicicleta tudo para evitar a emissão de CO2.

- Fazer a cerimônia e a festa no mesmo lugar ou bem próximos, evita a condução e com isso a maior emissão de gás metano;
- Cada convidado pode trazer alimentos para serem doados a alguma entidade, ou alguma mudinha de planta frutífera.
- Jogar bouquet diferente - sapinho de pelúcia por exemplo para evitar o uso desnecessário de flores.

- Disponibilizar latas de lixo seletivo, reciclá-lo e doar o conteúdo a uma cooperativa de catadores de lixo (essa idéia eu achei o máximo)
- O casamento de dia ou em área verde evita o uso da luz artificial, e climatizadores, além disso a grama é mais fácil de limpar - pavimento eles lavam, ou seja, gastam água para isso

-Escolha uma marca de cosméticos que usa ingredientes naturais e orgânicos, e é claro, que evita a experimentação animal, para fazer a sua make. E isso vale até para o dia a dia.
-Você sabia que o arroz que se joga nos noivos faz mal para os passarinhos? Então, que tal trocá-lo por sementes? (essa eu juro que se soubesse antes de casar eu faria no meu casamento)





Bom meninas todas nós sabemos que algumas medidas são praticamente impossíveis de serem tomadas dependendo da realidade de cada uma, mas se cada uma fizer um pouco já estamos contribuindo!
Afinal vocês querem ou não que seus filhos tenham um planeta pra morar?
http://miscelaneaetc.blogspot.com/2009/07/casamento-ecologicamente-correto.html


Ah e não deixem de participar da promoçao... Corre la!!!

23 Comentários:

Juh** disse...

Adorei a idéia rs... Super divertido e original, mas eu como sedentária que sou chegaria na igreja (ou cartorio) com a lingua de fora rs....
Prefiro chegar de carro mesmo!
Bjus Fatinha

Thais disse...

Que linda idéia,adorei,mas eu já casei,então quem ainda está noiva bora malhar de bike,isso mesmo chegar em forma na festa,é claro perder as calorias do bolo,do doce,do refri hehe
Uma idéia ecologicamente correta,um de cada um,um futuro melhor para o planeta,bela iniciativa dos noivos!!!

Noivinha Alice Curcio disse...

Preciso confessar: não sou muito adebta a essas mudanças drásticas para um casamento e assim como a Juh, sou bem sedentária, então ia chegar no meu destino beeeeeeemmmm cansada!!!
rs
Bjks

Tatá Borges disse...

ave.. muitas preocupações realmente... acho super legal todos os cuidados e tmb super original o estilo do casamento deles.. bj

Thais disse...

Oi,
otimas dicas, adorei esse post. Eu tenho me preocupado com isso. Outro dia achei um site onde o papel dos convites pode ser plantado depois pois e feito com sementes de plantas. Pra quem quizer olhar:
http://www.oftheearth.org/
beijos,
Thais

Muriele Binow disse...

hauhauahua eu vi essa reportagem, achei hilário.....bjos!

Gleicy disse...

Adorei! Super original a idéia deles! Eu acho que casamento nunca deve perder a particularidade do casal, e no caso deles, eles souberam explorar direitinho!

2 coisas ai eu já vou fazer! Usar o vestido da minha mãe (só uma reforminha básica), e usar muitas velas na decoração!
Já ajuda neh?

Beijos

Tata disse...

Ahhhhhhhhhhhh gentemmmmm sinto muito mas achei meio estranho.. primeiro o noivo já viu a noiva antes (hauhauhauhah).. sem contar q chegar no cartório cansada, suada a maquiagem (dependendo do calor) prejudicada...rsrsr... com os "bofes" p fora (sim pq euzinha sedentaríííííssima..rsrs) não dá não... vamos optar entaum talvez por uma carruagem q acham??? rsrs.. beijos

Gabi Rosaneli disse...

Oi Fatinha!
Que doido essa da bicicleta, bem diferente!!
Adorei as dicas para um casamento ecologicamente correto, nunca tinha pensado nisso!!
Bjs

Maria Flor Atêlier disse...

OI meninas!
Coloquei um selinho pra vcs no meu blog!
Beijão
Alê

.a nega do neguinho. disse...

Aaaaaaah o meu será ecologicamente corretissimO!

*Vou dar de lembrancinahs as sementes de amor perfeito!
*Sacolas biodegradaveis com tema do casamento
*Velas serão MUITAS!!!!


aaah quem me dera ter mais dindin pra fazer mais coisas!

amoo muito tudo isso ♥

Ale - Noiva Estressada disse...

Super original rsrsrs
Mas eu prefiro o jeitinho tradicional hehe

Bjokas

Than disse...

HAHAHA..BOA A IDEIA!
ADOREI...

BJOOOS

Esther e Gui disse...

Que legal...essa ideia....mas confesso q seria bem melhor ir de carro...ja imaginou a minha maquiagem...como ficaria!?!??!? JESUS!! nem pensar tenho q estar linda!! rsrs

disse...

Super criativo, ainda mais que tem tudo a ver com o casal e sua história.
E quanto às dicas, nems empre dá pra seguir todas, mas sempre é bom cooperar com o meio ambiente.
Bjo flore!

Mayra disse...

A idéia da semente com lembrança eu já tinha visto!
Sobre o resto acho q não temos um clima favorável para isso, além de chegar esbaforida, chegaria suada!
Achei lindo as flores no cestinho da bike!!

Deise e Anisio *BIG DAY* 05/12/2009* disse...

Muito legal...mais eu sou sedentária e não aguentaria kkk
Esse casamento deixou sua marca registrada tanto pela criatividade quanto pela atitude a favor planeta.
Parabéns pelo post.

Sueli Oliveira disse...

Vi na tv este casamento, super original, fez sucesso!!!
Bjos

Kátia Ruivo disse...

que delícia esse blog! O meu também se chama colcha de retalhos!!! Adorei!!
quanto ao casamento inovador, sinceramente, prefiro a limousine!! rsrsrsrs

bjs

Bia Bueno disse...

Ah! Eu vi essa noiva passando! Eu estava indo da Paulista para o Jabaquara e passamos do lado dos noivos, tentei tirar foto com o celular, mas eles ficaram no sinal e nós passamos!

Letticiae Bittencourt disse...

Adoro tudo ecologicamente correto. Saquinhos de sementes ou mudinhas são ótimas lembrancinhas de casamento ou chá-de-panela.

Mayra disse...

adoreii as dicas.. nossaa..
tinha pensado em entregar sementes...
acho tão lindo e vi na ideia de uma blogueira por aí...
acho que não vejo tanta necessidade de tanto papel.. que no fim vai ser tudo jogado fora.. nossa isso me dá uma dor..
por isso que poupar é lindo..

ameii o post. bjsokas

Simpatiquinha e Simpatiquinho disse...

a idéia é ótima! bem no estilo faça um casamento que pareça com você(além de ecologicamente correto)!
E por esse lado não tem nada a ver comigo!!!

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim