18 de nov. de 2009

Gravidez Planejada

Ter ou não filhos, um projeto de vida!

Eis uma questão onde a ambivalência de emoções está presente a cada dia, mesmo quando um dos parceiros diga que sempre fez parte de seus planos a maternidade ou paternidade. Em algum momento a dúvida se instala, os mais variados temores se manifestam e até se dá graças quando a gravidez não se torna real. Homens e mulheres vivenciam a mesma alternância de intensas emoções.

Desde que o mercado de trabalho evoluiu no sentido de oferecer melhores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para a mulher, exigindo sua presença na participação do orçamento doméstico e familiar ou mesmo para assumi-lo completamente,ela está cada vez mais adiando o projeto da maternidade para um momento de maior estabilidade financeira e emocional.

O relógio biológico já não causa a mesma preocupação, porque há outros métodos a se apoiar e a serem considerados. Não é rara a mulher que decide investir toda sua energia e vitalidade no sucesso profissional, vivendo a vida como autêntica executiva que é, com viagens, reuniões e compromissos inadiáveis.



Muitos homens também não têm como objetivo primordial a constituição de uma família. Querem curtir a vida a dois ou com amigos sem filhos, sem as preocupações com horários e cuidados básicos que a criança muito nova exige.

Alguns casais decidem adotar bichinho de estimação na esperança de preencher a lacuna deixada pelo vazio de crianças correndo e brincando pela casa. Pode surtir efeito por um tempo, pois não deixa de ser novidade mas, obviamente, é tão diferente quanto frustrante para quem deseja ter um filho.

Outros homens se ressentem quando a escolha da parceira não é igual à que ele possui, uma vez que o corpo que irá abrigar o futuro ser é dela e, sendo assim, o peso da decisão dela é maior.

Mas os motivos para se decidir se terão ou não filhos e o momento de iniciar uma família são diversos e podem ser conscientes ou inconscientes e envolvem a história de cada um, da família da qual descendem, o momento que estão vivenciando, o medo de não dar conta das novas responsabilidades que virão e que serão para a vida toda, temor de perder ou de dividir o amor do outro em prol do bebê.


Vai-se formando, assim, uma etapa crítica na vida do casal, porque se apenas um está envolvido com o desejo de ter filho, a distância entre os dois vai-se fazer presente e aumenta, desentruturando uma relação que parecia equilibrada e sólida.

Alguns casamentos não resistem e tão logo a relação termine e, com certa frequência, alguém já inicia a formação de uma família com outra pessoa.
Por ser um projeto de vida da maior seriedade e importância, que envolve mudanças profundamente significativas, seria ideal que fosse abordado muito cedo na relação, quando cada um pudesse expressar livremente o que pensa e sente a respeito e mesmo se, porventura, mudasse de opinião ao longo do tempo, para que não haja uma quebra muito grande de expectativas sobre o que esperar do parceiro e as mudanças que ocorressem pudessem ser elaboradas e superadas.

39 Comentários:

Personality Criações disse...

UHUUUUUUUUUUUUUUU...
Sou a primeira!!!

Ai Di... Eu vivo numa constante indecisão na minha vida: horas quero logo ter um filho, horas vejo que não tenho $ nem para me sustentar!!!
ai ai...

Toda vez que leio teus relatos quero correr e ter logo um baby, mas qdo olho meu saldo ele me diz friamente: "querida, primeiro te controla financeiramente, tá?"

Acho que filho deve ser uma decisão bem pensada, né?

Bjks

May =) disse...

Amigaa ameii de verdade o post..
senti falta do seu comentário.. mas entendo perfeitamente o seu tempo.. mas poxa gravidez planejada já entra no meu assunto cotidiano com o Mô.. pois é..
não queremos ter filhos agora.. no fundo no fundo bem que eu queria.. mas quermos nos estabilizar primeiro, quero pelo menos cursar e terminar o mestrado.. penso em ter daqui a uns 4 ou 5 anos.. (esse daqui é contando o dia que eu casar.. rsrsrsrs) então, que quero muitoo ter filhos por mim seriam 4... rsrsrs eu sei que é muito.. mas é meu sonho né?! só que o Love só quer 2 no máximo.. então quem sabe 3?! Nãoo ele quer dois. kkkkk.. mas isso depois eu convenço.. kkkk.. mas realmente vejo o quanto de Casais que adiam a decisão de ter um filho independente se for da propria barriga ou adotado.. Tá aí um bom tema para a próxima Di, filhos adotados.. o que acha?! rsrsr.. amo d+ e tb pretendo adotar um, vindo do coração de Deus é claro, pq o noivo tb não curti com a idéia.. rsrsrs então tudo no seu tempo certo.. mas entao voltando, vejo muitos casais que substituem o amor que seria para os filhos e entregam ao animal.. não que eu seja contra amar o bixinho.. amoo d+.. mas vejo que as vezes é uma fulga de responsabilidade sabe?!
Vejo tb que muitas famílias esquecem o que é ser Família (tá aí outro tema para uma futura publicação minha rsrsrsrs)
SER MÃE E PAI, é o maior presente de Deus.. tanto que é um mandamento e uma promessa! Gente na bíblia ou há mandamento ou promessa.. e quando se fala em pais é simplismente os dois:
Honra seu Pai e Sua Mãe (10 mandamentos)
no Novo testamento tem a promessa: Honra seu Pai e Sua Mãe e viverá muito.
Perfeito né?! que pena que tudo isso tem se perdido.. e vemos pais que são filhos e filhos que são pais..
aii aii..

Bem linda.. me empolgueii de verdade..
Amoo vc Di.. Mamãe Mais linda desse blog*-*
bjss

May =) disse...

Gente será que falei d+ =/
e será que deu para entender alguma coisa que falei.. aii Jesus..
Esqueci de dizer que tou viajando amanha de manhã (quarta) e só volto ou na quinta a noite ou na sexta pela manhã.. rsrsrsrs
amoo vcss

Viaje na Leitura disse...

Oi querida,alguns casais são mais espontâneos em relação ao assunto,enquanto outros adiam ao máximo até mesmo comentar,não saberia viver sem meus pequenos,deixei tudo por eles,o carro que ia comprar,a carta que eu ia tirar,a faculdade que eu ia fazer,e não sei quanto ao futuro,mas hoje digo que não pensaria duas vezes novamente,tenho 23 anos agora,meu filho mais velho tem 5 anos e quem disse que se eu tiver vontade não posso fazer tudo isso agora?Uma grande amiga e também que é minha vizinha tem 29 anos,nenhum filho,seu marido sempre diz que não é a hora ainda,ela sempre vem em casa baba nas minhas crianças,o marido nem se quer pergunta a vontade dela,se antes ou depois de anos de casado não importa,o importante mesmo é vim na hora certa,mil beijos

.a nega do neguinho. disse...

Hoje em dia a decisão de ter um filho vai alééém de nós mesmos!


qro um filho , pq qro constituir uma familia completa, aos meus olhos.

tenho o sonho de me tornar mãe, de ver minha barriga crescendo..tudo isso e muito mais!

Qto ao tempo, precisamos estar sim estabilizados o suficiente pra darmos ao nosso herdeiro a vida que ele deve/merece ter!
Mas se vier antes disso, será bem vindo!


o importante é ter consciência que toda ceriança é um ser divino e é uma benção, mas vc precisa ta preparado para isso!

bjs

Anônimo disse...

Concordo em em tudo, filho é ums er que deve ser amado, e feito com amor... o casal rpecisar conversar e ter ctz disso.
Adoro seus post, o de hj está super bom, mas ainda prefiro o mais pessoais... a maneira que vc escreve me toca fundo =)

Beijos Rê

Unknown disse...

Ter filhos oui não, é uma qstão a ser pensada, porém qndo os fazemos é a melhor dadiva...
Os meus não foram planejados, três imagine? Mas foram as melhores coisas que me aconteceram, e ao meu marido tmbm... infelizmente o 3º meio que assustou o homem rs mas mesmo assim, não há sentimentos

Sobre a promo ameiiiiiiii, quero participar.
Bjs

Juliana Machay disse...

Estou recem-casada e a cobrança da maternidade já existe. Tenho 34 anos e ser mãe fz parte dos meus planos, mas como tudo que faço é sempre muuuito bem organizado, isso também vai ser.
Claro que pintam dúvidas, temores, inseguranças. Mas deve ser normal.

Tata disse...

ooooii gnt... Olha só, assunto filhos é beeem complicado, digo por experiência, Qdo aos 19 anos me "casei" (ou seja juntei as escovas) passados 7 meses engravidei, sem planejar, mas tb sem previnir... ótimo.. td mundo feliz, o pai estava extasiado, as famílias então ne se fala... AMO MINHA FILHA de paixão, ela é td p mim, tanto q hj somos só as duas, meu casamento durou mais 2 anos,( a pouca duração não teve nada com a minha neguinha linda) e não deu certo, enfim, as vezes penso q poderia ter esperado mais, estudado mais e etc etc etc, mas aí penso, será q se esperasse eu teria a Natalia q é a coisa mais rica, linda e importante na minha vida??? então fica meu exemplo p vcs pensarem beeem antes de tomar essa decisão q muda COMPLETAMENTE a vida de uma mulher. E hj estou as voltas com um novo casamento (de verdade) rsrsrs.... pensando em filhos sim, mas, mais adiante...hehehehe.. bjão

Fatinha disse...

Ehhh filho é um projeto de vida msm...
um projeto de 3 vidas né?
os pais e o filhinho que vai nascer!!

Eu quero te-los, mas mais tarde, não me acho madura o suficiente para encarar a maternidade!!

bjus

Thania disse...

Amiga...
Sabe, esse seu post me caiu muito bem!
Qdo decidimos ter filhos (eu e marido) foi uma decisão de ambos. Os dois sentaram e conversaram sobre isso. Nao adianta 1 só querer.
Amei o post!
Sem inspiração??? Tá bom! rs

Bjssss

Carol Satyro disse...

Filhos... o que dizer.... gente, mas é claro que a decisão tem que ser dos dois... até porque a relação tem que ser na base da cumplicidade, companheirismo e respeitos mútuos... se todas as outras decisões foram em conjunto, porque não esta....
Minha opinião pessoal.... mulheres: trabalhem muito, façam os seus pezinhos de meia, e quando se sentirem seguras emocional e financeiramente, chamem a cegonha...
Tenho apenas 23 aninhos... estou começando um relacionamento agora (acabei um de 5 anos tem 3 meses). penso que ainda posso me matar de trabalhar e lá pelos 28, 29, penso nisso....

Beijos

Renatinha disse...

Dina, meu marido logo qdo me conheceu me disse que nao se casaria com alguem que nao quissese ter filhos! Pra ele era primordial que eu tbm quissese senao nada de namoro rsrs
Bless him!
um super bju

Tati disse...

Eu me sinto como a Alice, hrs quero, hrs penso q talvez não seja o momento ... mais deixei nas mãos de Deus, que venha quando for de sua vontade né ?!

Amiga o post ficou otimo viu ?! Parabéns !! Amo muito vc!!!

Bjus

Aline Vicentin disse...

Oi lindaaa...
Adorei o post de hj viu?E tem tudo a ver mesmo...
Nós que já temos os nossos babys, sabemos bem que isso abala um pouco as estruturas do casamento, pois o tempo que antes era todo uma para o outro, passa a ser dividido com o novo ser que habita nosso lar né?
Temos que ser muito maduros e sabermos entender que isso é uma fase, que no momento,quem precisa de mais atenção é o bebÊ e que depois de um tempo o casal volta a ter seus momentos um para o outro...
Mas enfim miga, é um sacrifício que vale a pena e com certeza tem que ser pensado com muita calma por ambos né?
Que Deus te abençoe querida e até a próxima viu?
bjihus e fuiiiiii.

Casadinha Rayane disse...

Ameiii esse post, e concordo plenamente de q esse assunto deve ser abordado no inicio de um relacionamento.
Minha vontade era de me formar, trabalhar no q eu gosto, e depois de um tempo, me "aposentar" para ser mãe. Ao menos nos primeiros anos de vida do bebe, onde eu acho excencial a mãe estar presente.
Mas como o futuro não depende de nós neh, fazemos a vontade de Deus.
Conheço mulheres q são mães, esposas, profissionais e donas de casa. Aiiii meu Deusssss, será q eu consigo????????
Bjuuusss linda

Gleicy disse...

Oi Flor!
Esse é um assunto complicado mesmo! Eu e o noivo já conversamos sobre isso, e se as coisas continuarem indo bem, daqui uns 3 anos queremos ter um bebê sim!
È bom qdo os dois entram em acordo neh!
Já conheço um casal que ela quer casar, ele não quer...Ela quer ter filhos, ele não quer...
Ai é de se repensar o relacionamento neh! Afinal, são sonhos da pessoa que ela vai deixar pra trás e se sentir frustrada o resto da vida!
Acho que não vale a pena!

Beijos

Poliana Canha disse...

Ótima abordagem do assunto Dina.
Pensamos em ter filhos em 3 a 4 anos. Ele precisa terminar a faculdade eu preciso começar e terminar a pós..rsss
Mas o bom é que planejamos juntos e temos uma mesma opinião.
Sugestão: Qdo puder faça um post sobre Adoção. Nós queremos ter 2 filhos, 1 do útero, e 1 do coração..rs
Bjs flor e parabéns pelo post. Excelente!

Daniela e Edimar disse...

Oi Dina querida!
Realmente o momento em que o casal "discute" sobre ter ou nao filhos e quando é muito delicado.
Por algum tempo eu e o Ed ficamos confusos, mas colocamos tudo na balança e chegamos a um acordo facil, facil.
Bjs

disse...

Oi flor!
Eu e o Luis sonhamos muito com nosso bebe... nossos planos são casar, e esperar um pouco, queremos estudar mais, terminar alguns cursos começados, pós, e depois teremos nosso bebe.
Estes são os planos né,rs, se vai ser assim não sabemos. Se vir antes eu não ligo,rs.
Mas com certeza quero antes do 30 anos (tem 4 anos pra isto,rs, no meu caso né que o Luis já faz 30 ano que vem,rs)
Bjos flor, e amei o post,
Bjoooo!

Unknown disse...

Confesso que eu e meu marido sonhavamos com filhos antes d casar, agora que casamos nem pensamos na hipotese.
mas acho isso vem do desejo de ambos tb. No nosso caso ambos nao queremos tamanha responsabilidade no momento, mas nao aboli o fato de ser mae..pois acredito que toda mulher no fundo pense em ser algum dia.
Beijos

Unknown disse...

Acho certissimo planejar a familia...eu mesmo planejo a minha e as dúvidas e medos afloram.
A paternidade responsável é um assunto serissimo,pois devemos colocar no mundo somente filhos que teremos condições de educar (pena que nem todo mundo pensa assim),os pais devem oferecer um lar digno aos seus filhos e os filhos tem que encontrar em seus lares uma estrutura familiar no qual ele possa tirar base para ser uma pessoa de bem,pois os filhos costumam a imitar os pais.
Esse negócio de algumas adolecentes engravidarem para segurar os namorados ou até mesmo pra ganhar liberdade dentro de suas casas,é coisa que ainda acontece embora seja uma imaturidade que parece que nunca vai acabar.
De qualquer forma filho é uma benção mais quando vem na hora certa.
Mil bjinhos =)

Esther e Gui disse...

adorei o post...planejar é necessario...e pra q o planejamento dê certo tem q se esfoça muito...tb quero ter filhos mas pretendo uns 3 anos depois de casada...pra pelo menos me formar...né...senão acho q ñ aguentaria a rotina...trabalho, mãe, estudos, marido, casa...enfim...ficaria doida...rsrsr

Unknown disse...

Nem fale amiga...
Nós somos campeões de planejamento...rsrs

Mas Deus é quem sabe!!!
A hora que vier, será bem vindo independente do planejamento =D

Parabéns pela ótima abordagem amiga...
bzooo
pra vc e pro Lipe

Casa da Faby disse...

Olá!
Esse blog é muito bom! É a primeira vez que passo, e simplesmente adorei!
Boa sorte!

Rumo ao Altar disse...

Eu quero mto ser mãe, mas definitivamente este não é o momento...Vou deixar a maternidade para daqui uns 5/6 anos...Minha prioridade é terminar a faculdade, curtir o casamento e melhorar a situação financeira...Filho exige responsabilidades que não posso assumir agora.
Mas, Deus é quem sabe, né...rs

Bjs!

Juh Sutti disse...

Esse post ficou otimo Dina, e é um assunto que interessa a todas as mulheres, eu amo crianças e tenho sonho em ser mãe, mas sei que vou ter q esperar um bom tempo, uma pelos meus problemas que me impedem terminantemente em engravidar e outro é a questão finaceira neh, pois eu sou da opnião de que para ter filho hj em dia temos que ter uma estabilidade finaceira, não precisa ser rica nem nada, mas ter segurança! Ainda não chegou a minha hora rs...
Mas quando estivermos prontos, marido e eu vamos sentar e entrar em um acordo!
Bjocas

disse...

Nossa quanta mulher bonita nesta barra lateral esquerda,rs.
Ficou show meninas!
Bjooo!

Taís Santama disse...

1º ficou muito lindo o novo layout.. super a carinha de vcs!!

agora sobre o assunto do post realmente este é umc aso complicado, achio que um filho planeja é a melhor coisa que se pode ter .. mas se vier sem querer depois de casada vou ficar muiiitoo feliz tmb.. só que minah cabeça no momento não diz que to pronta pra ser mamãe e não estou mesmo então quem sabe em 2010 ? depois de curtir um bocado a vidinha de casa .. o noivo têm certeza de que não vai demorar tanto tempo assim, mas por mim ficariamos 2 anos só nos curtindo !

bju ótima materia pra variar Dina?

Regiane Modesto disse...

Uma certeza nessa vida eu tenho: NÃO QUERO TER FILHOS!

Se por acaso, por ironia do destinho e falha de todo método contraceptivo, eu engravidar, paciência. Vou aceitar, mas por livre e espontânea vontade, não quero não.

Amo meus sobrinhos e isso me basta.

(será que vão me achar uma bruxa????)

Bjinhos,

Letticiae Bittencourt disse...

Ainda não senti vontade de ser mãe. Meu cachorro já me satisfaz os instintos maternos, rsrs! Mas acho que uma coisa tão séria quanto pôr uma criança no mundo tem que ser mesmo uma decisão planejada.

Sueli Oliveira disse...

Tive que dar uma passadinha aqui e te prestigiar,é claro!!!
E arrasando como sempre!!!
Nada de desânimo hein!!!
Bjos em ti e no Felipe!!!

Grasy disse...

ô... achava o outro layout mais alegre srrsrs ... mas est tb tah lindo

Marta disse...

Se fosse pelo meu marido já teríamos antes de casar. Mas acho que deve ser planejado e quero aproveitar a vida a dois. Filhos para o futuro e espero poder tê-los rápido!
Beijocas

Nat disse...

Eita mas tu é um sucesso hein???
Eeee mulher que escreve bem gente!!!!
Adoreiiii..
Amiga as vezes parece que ate me vejo a barrigona de 9 meses...
Vejo as coisinhas minusculas para bebês...
Mas as vezes (geralmente quando estou muito cansada, assim sabe, como hoje???rs) falo que nunca quero ter filhos..
Não vejo a hora de dar 18:00hrs pra sentar no meu sofá e assiti TV bem quietinha no meu canto...
Ja penso ter que cuidar de um piá ainda???
Aiii sei lá amiga...
Tem que pensar e muitoooooooooooooo...
Amooo demais...

Noivinha Gabi disse...

Ê questãozinha dificil!!!

Eu meu noivo por enquanto, pensamos da mesma forma, sobre a "hora certa" de ter um bebê... Mas, eu sinto que eu vou sentir vontade de me render aos encantos da maternidade antes dos nossos planos se concretizarem!!!

E aii sinceramente, não sei qual será a reação dele, diante disso!!!

Só quem viver, verá!!! kkk

BJOKAS.

Gabi Rosaneli disse...

Filho é para sempre, e é uma vida, com certeza deve ser bem planejado. As vezes não dá né... rsrsrs
Mas o que considero o mais importante é a preparação emocional, principalmente se a mãe e o pai sabem amar de verdade... pois considero o amor a base de tudo. O resto, pode até faltar.
Mas a falta de amor deixa marcas profundas e muitas vezes eternas...
Bjs

Simpatiquinha e Simpatiquinho disse...

O nascimento de um filho é uma benção, seja ele planejado ou não.

Mas eu acho(embora ainda não seja mãe) que o planejamento nos permite curtir tudo com mais tranquilidade, do crescimento do bebê aos preparativos para recebê-lo!

Sonho em ser mãe desde criança. Mas acho que isso ainda vai demorar um pouco pra acontecer!!

Dina, o Felipe é um anjo! Um bebê lindo!! Parabéns!

Mayra disse...

Falar em cãos no lugar de filhos, me lembra Marley e eu!rsrsrs

Acho q não temos como saber a hora certa, gerar um filho,isso não é uma coisa programável, sem riscos.

Como assim? Nós até podemos achar que estamos preparadas, mas não conhecemos o serzinho q nascerá e não podemos ter a pretensão de achar q controlaremos suas vidas da melhor forma que se adapte a nossa!!!

Acho que não programar, as vezes é bom, pois não criamos expectativas, q possam ser frustantes no futuro!!!

Eu realmente não sei qndo terei filhos!

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim