28 de nov. de 2009

Qual o valor de uma AMIZADE?!

Olá meninas, hoje estréia a coluna "Dia do Leitor", e eu, Mayra, com grande satisfação venho aqui, neste cantinho maravilhoso para compartilhar com vocês algo que para mim é de tão grande valor... AMIZADE!



Já ouvi dizer que não podemos ter muitos amigos? Será? E o que são amigos de verdade? Quando descobrimos que temos amigos?



Sou do tipo de pessoa que sei de cor todos os amigos que tive na vida. Sério mesmo! Lembro-me da minha primeira MELHOR AMIGA – Julinha (estudávamos juntas no jardim 3) pois é.. Depois me lembro de cada amiga que fui conquistando ao passar do tempo. Hoje tenho amigas que conheço já há mais de 15 anos... E já outras que só conheço há uns meses..


Mas de verdade o que define a AMIZADE? Amizade verdadeira... Aquelas que sabemos que podemos contar nem que seja só pelas orações?


Para mim, Amizade não se define pelo tempo e nem pela intensidade, mas pela mão estendida no momento de angustia... Só sabemos quando temos amigos de verdade quando realmente estamos na pior... Estou mentindo? É lógico que esses amigos são conquistados nos momentos de alegria, às vezes eles podem vir em momentos difíceis, mas são essas amizades que perduram.


Amizade de verdade não precisa ser provada ou estar presente em todos os momentos de sua vida... MAS até que ponto nós somos amigos?É muito fácil cobrar do outro a amizade? MAS E NÓS? Até que ponto também somos amigos?


Eu sempre fui do tipo de amiga que me entregava de verdade na relação: confiava, amava, perdoava, abria mão... MAS no fim não recebia em troca... Então que brigava, chorava e sofria pelas amizades... E foi aí que alguém me falou que o erro não era da outra pessoa, que a minha amiga não deixava de ser minha amiga pq não me correspondia como eu esperava. Então foi aí que eu percebi o verdadeiro sentido de AMIZADE! Aprendi:


Que para ser amiga, não preciso ser correspondida como eu quero. E sim como a pessoa SABE.
Que para ser amiga, não precisava concordar com as “burradas”, mas sim estar lá para dizer o que era certo sem julgá-la. Que para se ter uma amiga, não podia cobrar algo que ela não estava disposta a dar...Quando entendi aprendi que para ser amigas não precisa estar juntas.


Lembro-me até hoje a despedida de uma amiga quando foi morar em Brasília. Chorei muito, parecia que nunca mais ia vê-la. E que nossa amizade ia se acabar. E foi totalmente diferente: FORTALECEU-NOS AINDA MAIS. Então que não sabemos que se ela tivesse ficado seria assim...


É bom lembrar também que amizades nem sempre são eternas. Fico muito triste quando uma amizade acaba, mas aprendi que ela durou o tempo que tinha que durar. Hoje encontro com “antigas” melhores amigas que um dia eu precisei muito, mas que hoje não preciso tanto assim, mas que tenho a certeza que ela fez parte de minha vida e deixou um pedacinho dela em mim.

Amizade é isso... COMPARTILHAR, AMAR, PERDOAR, SUPORTAR, CHORAR, ESPERAR, CONFIAR.



Amizade é algo tão precioso e que tão maravilhoso e que é claro que foi nos permitido por Deus, pois: “AMAR O OUTRO COMO A SI MESMO” – isso só pode estar falando de amizade!

E quando eu penso que já vivi todos os tipos de amizades... Deparo-me com um mundo totalmente novo, diferente, esse mundo virtual onde somos AMIGAS. Mesmo sem termos nos vistos, conversado, aprendemos a confiar, desabafar, contamos nossos maiores segredos, planejamos viagens mirabolantes, faz-se um blog só de amigas virtuais... Gente quer prova maior de que AMIZADE não tem limite? Não tem raça, nem tem cor, nem razão e muito menos DISTÂNCIA.




E existe amizade melhor do que a nossa? MULHERES?



Só com as amigas que falamos aquilo que ninguém pode ouvir, contamos os sonhos absurdos que tivemos. São com elas que tiramos dúvidas com quem não tem experiências. Tornamos-nos psicólogas, cozinheiras, mães, sexólogas, artesãs, e o melhor de TUDO. AMIGAS... Pois só nós temos MELHORES AMIGAS. Só nós que conseguimos nos comunicar sem abrir a boca (pode?) Só nós conseguimos entender a outra quando está com TPM!



“Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...
Há certas horas, que só queremos a mão no ombro,
o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...
Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar,
que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...
Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade inquestionável...
Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:
Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
Ou alguém que apenas diga:
Sou seu amor! E estou Aqui!”

William shakespeare



Ser amigo.. é melhor do que ter... Pois quando somos nós também assim temos..

Essa foi a mensagem que pensei para TODAS nós.. Mulheres INCOMPARÁVEIS... Que preenchem nosso mundo tão virtual. Que pode até ser que nunca nos conheçamos.. Mas que tenho certeza do valor que hoje cada uma tem... E que muitas podemos ter a honra e o privilégio de nos chamarmos de AMIGAS!






“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.


Vinícius de Moraes.


Um abraço,
May.

18 Comentários:

Unknown disse...

Eu tb tenho poucas e boas amigas!
Colegas, muitas!
Mas amigas mesmo a gente sabe as que são!

Beijos

Viaje na Leitura disse...

Lindo post,concordo plenamente contigo querida,conheci pessoas que jamais vi,mas tenho um carinho incrívil,palavras de conforto,ajuda,companheirismo,sim dá para amar amigos desconhecidos,beijos

lindo mesmo a mensagem!!!

Dina Ulbrich disse...

Amei o post May =)
Vc escreveu com o coração, bjs

Juh Sutti disse...

Nay, esse post me emocionou, tive pouquissimas amigas em toda a minha vida, poucas mesmo contadas nos dedos de uma mão, e hj todas elas estão longe! Me sinto desamparada, e totalmente sozinha!! Por isso agradeço a Deus por ter vcs, amigas blogueiras, que não importante o quão distantes estejamos umas das outras vcs sempre estão aqui pra me acolher, e me aconselhar!!!
Amo todas vcs!!
parabéns May, pelo post lindo!
Bjus

May =) disse...

Aii Meninas... *-*
Será que quase ninguem gostou do meu post!?
Mas fico feliz pelas meninas que gostaram.. Realmente Di, foi feito pelo meu coraçãoo.. pensando em vcs.. pensando em nossas amizades.. em nosso carinho.. e quão é importante nossos contatos...
Bem lindas.. amei compartilhar com vcs...
espero que mais venham ler e espero que gostem tb... bjs bjs bjs...,
amo vcs...

Unknown disse...

Gostei muito do assunto...esse ano sofri muito com algumas amizades,agora não sei se fui eu que esperei demais da pessoa,ou se a pessoas quis mesmo me magoar.
Me distanciei pra amizade não acabar e assim estamos levando.
Aqui na Blogosfera eu me sinto apoiada e livre para contar o meu dia dia,que agora não compartilho mais com outras pessoas.
Parabéns May.
Bjussss

Regiane Modesto disse...

Oi May!
Ai, ter uma amiga de verdade ou várias é muito bom.
Adoro quando revejo minhas amigas do colegial, nossa, é tão gostoso...

Beijinhos tá mocinha,

Sueli Oliveira disse...

Que coisa linda!!!
Eu tenho poucas, poucas mesmo, mas excelentes amigas!!!
Bjos e parabéns pelo post!!!
Amei!!!

disse...

Florzinha seu post foi lindo!
Eu tenho amigas que estão no meu coração, mas infelizmente nem todas moram perto e não posso ve-las sempre.
A amizade de vcs foi a melhor coisa que a blogosfera me proporcionou.
Bjinhos!!!

Mayra disse...

Adorei, principalmente a parte da fotinha. Pois é isso que acontence aqui no mundo dos blogs né! Bjos e parabéns pelo post xará!

Manu disse...

Vc como sempre fofa demais!!

Disse tudo o que acontece com nossos sentimentos... Qdo barimos nossa caixa e nos deparamos com mais de 100 emails... planejando coisas e mais coisas...

Um dia, qdo for praí, faço questão de te conhecer!!

Adoro vc Miga

Bjuuuuuux

Letticiae Bittencourt disse...

Esse post ficou lindo! Eu me encontrei nele e acho que a maioria das meninas aqui também.

Thania disse...

Linda, linda, linda.....
Amei o post...

Parabens!!!!!!

Beijooooos

.a nega do neguinho. disse...

Amigos....façao tanto questãod e tê-los por perto..as só os verdadeiros mesmo digo logo!
=)

Carol disse...

Que lindo post, May!!

Parabéns!! =D

Bjão

Unknown disse...

Vakaa... *_*
Que lindoO "poste",rrsrsr!
Lembrei de nós, e de como somos amigas!!!
=D
Beijos AMIGA

Tata disse...

Aaaai may q lindo...me deu akela baaaita saudade do tempo q meu quarto vivia cheio deles.. minha avó tadinha quase enlouquecia, mas no fim ela adorava a casa cheia de gnt...... e numa dessas tem uma das amigas de "antigamente" rsrsrs.. q nós perdemos um pouco o contato, mas não nos desgrudávamos.. e fui surpreendida com um lindo pedido para que eu seja madrinha de casamento dela.. olha essa foi uma dakelas tais "provas de amizade' que me fez muuito feliz"" beijo e parabéns pelo post!!!!

Simpatiquinha e Simpatiquinho disse...

Quando amizade é de verdade nem a distância acaba.
Amizades virtuais podem ser mais reais do que algumas amizades reais.
A amizade não tem fronteira basta gostarmos de uma pessoa e buscarmos sempre o bem dela!!!

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim