26 de jan de 2010

A moda agora é....


PILATES


Como surgiu o Pilates?


Joseph Pilates era um alemão que, quando criança, era doente que sofria de asma. Na adolescência começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador.


Finalmente desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.




Os benefícios do Pilates:


Esta modalidade pode potenciar o seu bem-estar. Saiba como:


1. O pilates está na moda e n o é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.


Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.


Cada aula de Pilates inicia-se com o alinhamento da coluna, de forma a chegar à chamada postura neutra, contraindo-se ligeiramente a barriga. Esta postura é mantida ao longo dos 50 minutos da aula.


Depois, relaxados e concentrados, seguem--se as indicações do instrutor. Bloqueiam-se os pensamentos associados ao exterior e concentramo-nos apenas nos movimentos do corpo. As inspirações e expirações são profundas, sendo que neste método é a respiração que conduz o movimento.


Respirar correctamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. «Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-toráxica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contracção ligeira e sem levantar os ombros)», explica Ana Luís Martins, formadora de Pilates e representante do Pilates Institute em Portugal e Espanha.


«Isto exige treino mas assim também se vão treinar os músculos intercostais», acrescenta ainda a especialista. Os movimentos são controlados, fluidos e lentos.


Cada um deles é suave até se iniciar o próximo, o que permite desenvolver o controlo físico e mental. A linguagem também tem um papel importante: «É completamente diferente pedir ao aluno para flutuar a perna, em vez de levantar. Também costumo dizer para derreter as omoplatas e o movimento muda logo», exemplifica.


Idealmente, o Pilates funciona como complemento para outra actividade física. «Como trabalhamos com a musculatura interna profunda conseguimos ajudar pessoas que fazem outros desportos a melhorar a sua prestação», refere a especialista.


«Há uma melhor postura, uma melhor utilização dos músculos e, como fazemos o movimento muito devagar, conseguimos prevenir lesões e isso é muito importante para qualquer desportista, seja de surf, golfe ou rugby», afirma ainda Ana Luís Martins.




Cuidados essenciais


Quem frequenta as aulas de Pilates deve estar atento aos sinais do seu corpo e informar imediatamente o instrutor se sentir dor. «Se alguma coisa dói, não é bom sinal. As pessoas estão habituadas a treinar com dor, mas em Pilates não é esse o objetivo e isso não quer dizer que se esteja a fazer bem o exercício», afirma Ana Luís Martins.


Também se deve perguntar ao instrutor qual o nível da aula adequado ao caso individual: «Uma aula que é adequada para mim pode ser péssima para o meu melhor amigo», alerta a formadora de Pilates. Caso se tenha algum tipo de patologia é também essencial informar o instrutor.


Aplicação diária


Ana Luís Martins defende que qualquer pessoa deveria fazer Pilates, pelo menos, duas vezes por semana. Este método pode, aliás, também ser incluído na rotina diária.


Por exemplo, enquanto espera em pé ou está sentado a ver televisão, contraia os músculos pélvicos e os abdominais.


Os médicos aconselham cerca de 100 contrações por dia. A conduzir, coloque o espelho retrovisor um pouco mais para cima de forma a obrigá-la a manter as costas direitas.


Fonte: Mulher Sapo


Bom meninas...estou encantada com esse “novo” exercício destinado a mulheres.


Confesso a vocês que pouco sabia sobre essa nova maravilha. Só havia ouvido falar por que muitas atrizes vem se declarando adeptas a esse novo esporte.


Espero que tenha gostado, e que coloquem em pratica essa nova maneira de nos sentirmos bem!




Beijos...



Nat e Carol

10 Comentários:

Dina disse...

Eu amooooooooooooooo pilaesss, relaxa e faz mt bem ao corpo.

Noivinha Gabi disse...

Eu quero fazer pilates!!!

Alguem ai tem tempo e din din para me emprestar!?!?!?!?!

kkk

BJOKAS.

disse...

Eu tb qeuro fazerrr, urgentemente!!!
Mas... já sabem né, agora naum posso, saco!
Bjooo!

❀ Déia Musso ❀ disse...

adooooooooooooro pilates!

amo amo amo

preciso voltar pra academa ..aff

hauauah

bzO

amei o post!

aninha disse...

Oiii :D
Deve ser mto bom fazer essa modalidade fisica... mais aqui é tão caro... e quem estuda a noite tem pouco tempo pra pensar em fazer isso!
Mais deve ser uma delicia mesmo!
bjOs!

Julie disse...

Sou louca pra fazer pilates!!! Infelizmente, pra mim, ainda é uma prática meio cara, hehehe Mas eu vou fazer um dia, porque deve ser tudo de bom! beijosss

Poliana disse...

Bom, como eu moro no interiorrrrrr, não tem mtas opções e as que tem são mtooo caras pro meu bolso... Mas, quem sabe futuramente?

Bjs meninas!

Vamos Falar a Respeito? disse...

Olaaaaaaaaa tudo bem?
Antigo http://saiadeborracha.blogspot.com
Acho que falei demais, ou vacilei demais, e um tal de DU entrou no meu blog e dxou uns recados falando que eu nao devia ficar expondo meu namorado assim, e que pelas coisas que eu escrevo da pra ele identificar que sou eu que escrevo,caso ele lesse...to desconfiada que é o cunhado do meu namorado, que fez a manutencao no micro da minha sogra...resultado,tive que excluir o blog (que eu tanto amava) e transferir tudo prum novo url...
Me segue nesse agora http://euadorodesabafar.blogspot.com...agora vou usar uma identidade secreta mais foda...
To malzona...

Bjaum e te espero la!

Naná Jacob disse...

Eu quero fazer também....

Adorei o post meninas...

Saudades de vocês

Beijos

Alice Curcio disse...

Amiga lindaaaa....
Eu ADOROOOO pilates, mas adoro muito mais vc!!!

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