2 de mar de 2010

Musculação emagrece ou não?

AFINAL, A MUSCULAÇÃO EMAGRECE OU NÃO? AUMENTA OU DIMINUI O PESO?


Muitas pessoas preocupadas em emagrecer – e até médicos – acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?
Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.


Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.



Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.



Beijos,
Carol e Nat





Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/021101_fit_afinal.htm

8 Comentários:

Fatinha disse...

eu adoro musculaçao, não vejo a hora de voltar a malhar!!
aff...
rsrs
Adorei o post!

bjao

Alice Curcio disse...

Eu estou só esperando passar o concurso para começar minha malhação!
Projeto Alice 2010 - Muito mais sarada!!!
rs
Bjks

Julie disse...

Vontade de voltar a malhar aumentou ainda mais depois dessa coluna! Quero muito meu corpo bonito de volta! Academia djá! beijos

veri disse...

olha eu odeio malhar
mas dpois disso
vou correr pra academia
bjum

Tati disse...

eu voltei para academia, mais fico me enrolando para fazer musculação, eu acho tao chato .. mais to vendo q terei q fazer né ...

ai ai

Um beijooo adorei !

Juliana disse...

COm certeza musculação é ótimo pra quem quer emagrecer, mas aliado a uma reeducação alimentar. Define as curvas e voc~e pode não notar o ponteiro da balança descer pois o musculo é mais pesado que a gordura, mas com certeza vc irá notar adiferença ao entrar naquela sua linda calça jeans guardada a meses no fundo do guarda roupa.

Experiencia própria. Sempre gostei de exercicios fisicos. Mas agora com a musculação que voltei a fazer to remodelando meu corpo..=]

Super indicoooo..

Mas sempre tem que ter cuidado. Moderação e acompanhamento hein..

Beijossss..

Noiva Nani disse...

OUVI FALAR QUE JUMP EMAGRECE MTO..
QUERIA TER TEMPO DISPONIVEL PRA FAZER...

Juh** disse...

Não sou muito fã de musculação, gosto de natação e jump!
Mas a musculação faz toda a diferença neh??
Bjocaas

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim