13 de abr. de 2010

Vamos nadar?

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.




Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o EMAGRECIMENTO E A MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA.



No trabalho de emagrecimento, a natação caracteriza-se como a parte aeróbia, ou seja, uma atividade com ritmo constante onde a FC ( Freqüência Cardíaca ) deve manter-se dentro da zona de treinamento específica para este objetivo. Isso não quer dizer que a oscilação de FC seja inadequada, ela pode ocorrer dentro de um programa de trabalho onde haja também intervalos específicos à intensidade do esforço executado. A aula pode ser intervalada, circuitada, com picos de velocidade e intensidade. Nesses tipos de aula a FC não será constante, porém ela deve ser controlada para que o trabalho realizado não tenha seu objetivo final modificado. O importante é que o programa elaborado respeite a individualidade de cada um, uma aula até pode ser coletiva, mas deve-se levar em conta a limitação de cada aluno.

Se você ainda não sabe nadar, essa atividade não apresentará características de um treinamento, pois ela não será constante. Se esse for o seu caso opte por uma caminhada ou uma bicicleta.

O importante é que no seu programa de emagrecimento haja também o trabalho paralelo de musculação, os benefícios da combinação entre esses dois trabalhos (aeróbio e fortalecimento muscular).



Se você buscar a natação apenas como melhora em sua qualidade de vida, além de todos os benefícios já citados, ela auxilia no relaxamento, alivia o stress, diminui a tensão, atua na recuperação de lesões e é um ótimo trabalho no tratamento de problemas respiratórios.

Dicas úteis para uma boa aula de natação:
1. Procure uma boa academia, ela deve ter ambiente agradável e descontraído.
2. Informe-se sobre a formação dos professores.
3. Antes do início de qualquer aula, faça uma avaliação física, ela é que vai determinar a FC alvo para o objetivo desejado.
4. Especifique para o seu professor qual o seu objetivo para que ele elabore um programa de trabalho adequado.
5. Torne seus hábitos diários mais saudáveis, alimente-se bem e respeite suas horas de sono, seu corpo precisa desse descanso.
6. Consulte um nutricionista para a prescrição de qualquer dieta.
7. Em caso de problemas com a saúde procure um médico.

Gostaram? Querem ver alguma matéria?! Mande-nos um e-mail: colcha.belezaesaude @hotmail.com

Beijos,
Carol e Nat

DICA 06:
O Colcha é paz e amor, viu?

4 Comentários:

aninha disse...

Oii!!!!
Quando eu era criança fazia natação e foi mto bom mesmo, ela alem de ajudar a emagrecer, gera uma auto estima bem legal...
Se pudesse voltaria a faze-la!
bjO

veri disse...

eu adoro nadar
mas nesse frio
aff
ainda nao
rsrsrs
boa semana
bjum

Poliana Canha disse...

Eu sempre adorei natação, mas devido a insistentes otites, tive que largar.
Bjs meninas!

Anônimo disse...

Olá Meninas!
Saudações Literárias...
Muito bem cuidado seu espaço. Parabéns!
Sempre que puder voltarei.
Abraços de Luz.
Visite o ILUMINANDO A VIDA.

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim