Andaraí está perto dos poços Azul e Encantado e de Igatu, uma vila parada no tempo. E Mucugê, que tem um incrível cemitério bizantino, também é base para conhecer as cachoeiras Fumacinha e Buracão, em Ibicoara.
A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.
A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.080 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros.
Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam, a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas.
Os rios da Chapada Diamantina têm coloração avermelhada. Isso acontece por causa da alta concentração de ácido húmico - resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal na região. Mas o Ibama garante: a água é potável e pode ser ingerida sem nenhum receio.
Serrano e Salão de Areias
Uma caminhada de 15 minutos leva você a um dos atrativos mais visitados da cidade. Suas águas escuras descem por pedras e piscinas naturais. Logo acima, fica o Salão de Areias coloridas formadas pela decomposição de rochas e conglomerados de arenito.
Cachoeirinha
Um lindo poço formado pelo rio que corre mansamente, a 2 km da cidade, com uma pequena queda d`água que proporciona um delicioso banho.
Cachoeira do Sossego
Este passeio é indicado para aqueles que têm certo preparo físico, pois a trilha é longa e leva em média 3 horas de caminhada por um esplendoroso cânion, subindo e descendo pedras pelo rio. No final, chega-se a uma das mais belas cachoeiras de Lençóis.
Mucugezinho e Poço do Diabo
O rio Mucugezinho corre em alguns trechos sobre lajedos que formam tobogãs e poços. Entre eles está o Poço do Diabo, formado por uma queda d’água de 20 metros de altura. Local perfeito para a prática de esportes de aventura, como tirolesa e rappel.
Gruta do Lapão
Do alto da maior gruta de quartzito do país, a 40 metros de altura, é possível curtir muita emoção fazendo rappel e bung jump. Para os mais curiosos, percorrer o interior da caverna, por cerca de 1 Km, revela muitas surpresas.
Vale do Paty
A caminhada que leva a esse vale é considerada uma das mais belas do mundo. Para quem gosta de praticar atividades como trekking e se extasiar entre as paisagens, numa trilha que pode durar até cinco dias.
Marimbus
Considerado o pantanal do sertão baiano, o visitante conhece a fauna e flora diversificadas, por um passeio de barco a remo ao longo do rio Santo Antonio.
Serra das Paridas
Um dos maiores complexos arqueológicos da Bahia, a Serra das Paridas foi uma descoberta recente e única na cidade que reúne pinturas rupestres com datação ainda em estudos. São 18 sítios arqueológicos num único lugar e três deles estão abertos à visitação. Um roteiro diferenciado e interessante que leva o turista numa viagem no tempo e que termina com um delicioso banho na Cachoeira do Mosquito.
Uma atração inusitada que fica na fazenda Os Impossíveis, a 60 km de Lençóis, possui uma linda queda d’água de 60m. No local é possível fazer rapel na cachoeira ou apenas contemplar as belezas do lugar, com suas pedras, rio e mata exuberante.
Poço Encantado (Itaetê)
A luz do sol, que atravessa o poço, revela águas de um azul indescritível e rochas a 40 m de profundidade.
Morro do Pai Inácio (Palmeiras)
Cartão postal da chapada de onde se tem uma visão de 360º das serras e gerais da região.
Cachoeira da Fumaça (Palmeiras)
A mais alta queda livre do Brasil com 380m de altura, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego.
Poço Azul (Nova Redenção)
Nesse poço, acontece o mesmo fenômeno do Poço encantado com uma vantagem, o banho nas águas azuis é permitido.
Gruta Lapa Doce (Iraquara)
A caverna calcárea tem formações raras, estalactites e estalagmites surpreendentes.
Lindo d+ não é mesmo?!
Um grande beijo Até a próxima!
May e Juh
6 Comentários:
Nossa que lugares maravilhososss!!!!
Da vontade de sair viajando pelo Brasil!
Bjooo.
Lindíssimos estes lugares, coisa de Deus mesmo.
Beijos,
Ana Cristinne
menina do ceu
q lugar maravilhoso
ja ate entrei no site desse hotel
e mostei pro maridao ele adorou
rsrsr
amei a dica
post mais
boa semana
bjum
Que lugar lindo, adorei o poço encantado!
Beijos
@pontoeffe
Coisa linda de viver.
Tenho mta vontade de conhecer.
nao sou mt de natureza... acho lindo as paisagens, respeito e tals... mas soh de pensar nos insetos q habitam esses lugares bate aquela coceira!!!
Postar um comentário