18 de jul. de 2010

O que acontece com seu corpo quando...

Queridas, desculpem o atraso.
Como a nossa querida recém-casadinha May ainda está de "férias" eu invadi o Colcha hoje para falar sobre saúde.

Então voltando ao título do post: O que acontece com seu corpo quando...Você devora um cupcake delicioso, resolve esticar a festa e perde uma noite de sono, pede a terceira taça de prosecco. Entender o que faz bem para o seu organismo ajuda a fazer escolhas mais saudáveis e a viver melhor!

A pele das suas pernas parece uma bolsa feita de escamas de cobra? Há dias não consegue acordar descansada? O stress anda impedindo que você se concentre? Se não vê a hora de se ver livre desses problemas, precisa ouvir seu corpo. Esses sinais sutis que ele está mandando são uma espécie de apelo. Com pequenas mudanças, você pode turbinar sua disposição, qualidade de vida e até o vigor da pele.

VOCÊ NÃO DORME BEM
É quase inevitável abrir mão de preciosas horas de sono quando você está na correria. O problema é que essa atitude resulta em mais do que simplesmente olheiras e cansaço. "Dormir mal ou pouco pode trazer graves consequências à saúde, afetando a qualidade do sistema cardiovascular, do sistema imunológico e da pressão arterial", fala a psicóloga Delwyn Bartlett. "O peso disso tudo é sentido até na balança!", alerta ela. "Quem não mantém a cabeça no travesseiro por pelo menos seis horas e meia por noite corre o risco de confundir os receptores que indicam a hora certa para comer." Para assegurar que repousará pelo tempo suficiente, a sugestão da especialista é começar a relaxar pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama, desacelerando aos poucos.

VOCÊ ESTÁ DE RESSACA
Sem que pense nisso, quando termina uma garrafa de prosecco, está se desidratando. Bebidas alcoólicas são diuréticas - o que explica as muitas visitas ao toalete na mesma noite. Significa que a água que alimenta seus órgãos faz um desvio e corre para a bexiga. "Fora que o álcool é absorvido pelo intestino e vai para o sangue na forma de etanol", explica a nutricionista Amélia Duarte, de Salvador. "Ele circula pelo corpo inteiro e se dirige ao cérebro, onde pode causar danos. Em excesso, produz alterações de comportamento, com oscilações entre alegria e tristeza, interfere nos sentidos e dificulta o equilíbrio." Pior: cada tipo de drinque contém substâncias tóxicas específicas. Se misturar, sofrerá ainda mais com a ressaca.
Quer encerrar a noite sem arriscar a saúde por mais de um tim-tim? Não beba de estômago vazio. Brindar depois de comer retarda a absorção do álcool. Outra sugestão: intercalar cada drinque com um copo d'água.

VOCÊ SE PREOCUPA DEMAIS
Isso só leva a uma vida carregada de stress. Quando é intenso e prolongado, sobrecarrega o organismo, prejudicando o coração, as glândulas suprarrenais, o sistema nervoso e o imunológico. O corpo fica predisposto a infecções e aumenta a produção de radicais livres, que estimulam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e degenerativas, e aceleram o processo de envelhecimento (facilitando rugas precoces!). "Qualquer situação que requeira algum tipo de adaptação, positiva ou negativa, gera stress", explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (Isma- BR). "Ele provoca uma descarga de adrenalina que deixa o corpo preparado para reagir", explica. Quer saber as principais respostas decorrentes dessa descarga hormonal? A mais comum é a dor muscular (86%), incluindo a de cabeça; seguida das emocionais: ansiedade (78%) e, olha ela de novo!, preocupação (73%). Ou seja, preocupação gera mais preocupação, criando um círculo vicioso. O pior é que esse mal nos ataca em cheio - 51% das mulheres se assumem estressadas, contra 28% dos homens, de acordo com pesquisa da SulAmérica Saúde.
Como sair do olho do furacão? Imagine que dirige em uma estrada cheia de curvas: se colar na traseira do carro da frente, não conseguirá ultrapassar, por não ter boa visualização da estrada. Quando nos preocupamos demais, acontece o mesmo: permanecemos tão ligadas à questão que não enxergamos o todo. Para a australiana Charlotte Beaumont-Field, gerente de uma fundação voltada para o bem-estar, é importante encontrar formas positivas de encarar as inquietações. "Ter válvulas de escape para se recarregar - como reservar um tempo para se cuidar, se exercitar ou conversar com alguém em quem confie - ajuda a ver a situação de uma nova perspectiva."

VOCÊ DEVORA DELÍCIAS BEM AÇUCARADAS
Já reparou que, quando se sente cansada, nervosa ou faminta, só pensa em atacar uma caixa de bombons? Apesar de dar água na boca, essa nem de longe é a melhor opção. "Sempre que os níveis de serotonina diminuem, ficamos tristes, irritadas, ansiosas", explica Amélia Duarte. Então, o cérebro envia uma mensagem exigindo a ingestão de doce, que de fato ativa a produção desse neurotransmissor responsável pelo equilíbrio do humor. Por outro lado, o excesso do elixir da felicidade pode é piorar a situação. "Ele não contém enzimas, agentes que ajudam o organismo a digerir os alimentos", explica a nutricionista Zoe Bingley-Pullin, autora do livro Eat, Taste, Nourish (Coma, saboreie, alimente). "Quando você exagera no açúcar, seu corpo precisa trabalhar muito mais para realizar o processo de digestão." E esse esforço extra talvez a deixe letárgica e com gostinho de quero mais. "Depois do pico de euforia, seu ânimo volta a cair e você tende a repetir a dose." Resultado: quilos extras se instalam sem ser convidados.
A alternativa inteligente é se segurar. E estipular quantias menores. "Consumir um bombom orgânico ou três balas poucas vezes na semana não vai causar grandes estragos", sugere Zoe. "Desde que preencha o restante da dieta com frutas e vegetais frescos e alimentos integrais, seu corpo entrará em equilíbrio naturalmente e ficará ainda mais fácil resistir à tentação."

VOCÊ FICA SEM COMER
A primeira reação é a queda do nível de açúcar circulando no sangue. "Como a glicose é combustível cerebral, você talvez comece a se sentir desatenta", avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio. O corpo inteiro começa a trabalhar em marcha lenta - incluindo seu metabolismo e suas reações físicas. Ao mesmo tempo, cai a produção de serotonina, o que vai deixá-la irritada e mal-humorada. "O quadro geral é de sonolência, falta de energia, tontura...", alerta a nutricionista funcional Daniela Jobst. E tem mais: talvez passe a sentir dor de estômago. "Produzimos ácidos gástricos continuamente", diz Cynthia. E, se não há nada a digerir, eles agridem a parede do órgão, e isso dói! Para evitar todo esse desconforto, você precisa ingerir no mínimo 1200 calorias por dia, distribuídas em três refeições. Sim, se a vida está corrida e lanches não cabem na rotina, não será um pecado mortal abrir mão deles. Mas jamais deixe de tomar café da manhã, almoçar e jantar, ok?

VOCÊ FICA DESIDRATADA
Atire o primeiro copo quem nunca passou um dia sem dar uns bons goles de água. "Além de regular a temperatura do corpo, ela serve como meio de transporte dos nutrientes para as células, ajuda no funcionamento dos rins e dos intestinos, elimina toxinas e ainda melhora a circulação sanguínea", explica Amélia Duarte. Quando você passa muito tempo sem beber, pode sofrer confusão mental, tontura e náuseas. E a pele também padece, ficando ressecada. Como saber se o seu "reservatório" está baixo? Receptores no cérebro e nos rins identificam o nível do líquido no sangue, de acordo com a clínica-geral Penny Adams, e mandam sinais de alerta. Então, fique atenta. "Não é bom tomar grandes quantidades de uma só vez, já que o corpo precisa absorver a bebida", sugere Amélia. Prefira a bebida pura, zero caloria, a sucos e refris.

É isso ai amadas, que tal começarmos a nos cuidar hoje? Inicio de semana sempre pede uma reviravolta como nova dieta, novo visual, que tal mais alguns novos habitos?
Beijão
Dina

3 Comentários:

* Mi¢hєℓє* disse...

Querida...
Todos os tópicos tento praticar na minha vida...são algumas dentre várias técnicas para uma vida saudavel, para emagrecer...infelizmente, as vezes esqueço de beber água o suficiente, ou ainda, durmo menos do que preciso. Conclusão disso: stress, mal-humor, peso na balança!!!Agora ficar sem comer, nem pensar..e docinho, só de vez enqdo..rs..
bjsss

Héstia disse...

meninas, o email de vocês aqui do colcha está ativo?? é que não recebo respostas :(
estou avisando sobre minhas coisinhas do kit que ganhei na maratona..de acordo como chega aviso vcs! me falem se estão recebendo!! chegou o colar roda maria

estou na espera do ultimo mimo do kit e da paleta
beijos

Juntos para sempre!... disse...

Otimas e valiosas dicas!
tentarei segui-las para fazer do meu dia o melhor dia e o mais especial
bjus

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim