23 de jul. de 2010

Tudo que uma scraper iniciante deve saber!

Hello moças bonitas de mamãe cheirar!
Hoje a Rê não pôde fazer o post, então, hoje é comigo mesmo: Alice - a redatora que não é HP mas é multifuncional (acabei de inventar, gostaram?)! Só rezo todos os dias para a Di, a Rô e a Nine não me pedirem para fazer post no lugar delas, porque de maternidade e culinária só entendo a parte passiva das coisas: ser filha e comer!
Bem, mas vamos ao que interessa: o post mega, blaster super fantástico do balão mágico do dia!!
Se você descobriu o scrap a pouco tempo e, inevitavelmente apaixonou-se por ele, mas não sabe por onde começar, "SEUS PROBLEMAS ACABARAM-SE"!
Vou dar algumas dicas para vocês não meterem os pés pelas mãos como eu fiz (viu como sou legal para caramba?):

01 - Contenha-se na hora da sua primeira compra!


Isso mesmo! Basta dois cliques e você verá a imensidade de coisas MARAVILHOSAS que há para você comprar no mundo do scrap, mas você não precisa comprar tudo que vem a mente e que sua mãozinha coça para apertar no botão "vermelho pode vir quente que eu estou fervendo" escrito a mágica palavrinha: COMPRAR.
Algumas coisas não terão utilidade para você, ficarão encalhadas e sua conta bancária mais vermelha que o botãozinho traiçoeiro daquela loja!
Existem algumas lojas que vendem o kit básico para scrapbook: base de corte (para você não DETONAR com a mesa da sua casa, que COM CERTEZA é mais cara que uma base de corte - caso ainda não tenha uma, você pode usar um pedaço de vidro temperado); cola acid free (livre de ácido para não danificar o papel com o tempo), tesoura própria para scrap, fita dupla face; estilete; fita bana (fita dupla face emborrachada) entre outrso itens de subsistência.
Algumas lojas que já comprei e o atendimento e credibilidade são ÓTIMOS: Ká Scrap; Sorelinha; Scrapcenter; Arte Papel e Pano.
Ah... O valor que vocês olham referentes aos papeis de scrap referm-se a apenas 01 folha, salvo quando o fornecedor explicita ser mais de uma (no início, antes de ter contato com um papel real, eu pensava que era mais de uma - ABAFA!)

02 - NUNCA joguem fora os créditos e autorizações de uso dos kits digitais!


Assim que conheci o scrapbook fui logo para o digital, só mais tarde arrisquei algumas coisas no artesanal (em um próximo post falo sobre os diferentes tipos de scrap), me acabei de baixar freebies (kits digitais gratuitos) e a primeira coisa que mandava para a lixeira: os créditos; mas isso é errado, pois quando você faz um LO (layout / página), você PRECISA identificar que kit você usou e qual a designer que fez, afinal, o produto É DELA e ela deve levar os créditos por isso, além de facilitar com que outras scrappers possam encontrar o kit caso gostem dele.
Um bannerzinho para você saber se anda pirateando por aí e caso estejas, pare enquanto há tempo, isso é um caminho sem volta (essa frase foi para dar emoção ao post):


Indicação de designes MARA: Cris Oliveira - Armazém Criativo; Fá MauraAna Nogueira e Digital Crea (uma loja com várias designers).

03 - Filiem-se a fóruns


Outra imbecilidade prematuridade (bonita essa palavra, né) da iniciante que vos fala: não sabia para que servia aquilo de jeito nenhum e hoje me pergunto o que seria da minha vida sem eles! Os fóruns de scrap são locais virtuais onde há varias scrapers loucas e alucinadas por papel e trocam experiências sobre scrap e outros assuntos igualmente interessantes, ou seja: O PARAÍSO DO APRENDIZADO!!
Participo de vários fóruns, mas vou indicar o que eu participo mais ativamente: o Amigas DSM! A administração e moderação do fórum são super comprometidas com o fórum e promovem atividades constantes, o que vai permitir que você desenvolva seu talento.

04 - Pesquise!!!

Passe muitaaaaa parte do seu tempo pesquisando!
Tem várias scrapers talentosas espalhadas por ai e você pode inspirar-se e aprender com elas.
Busque sempre novas técnicas e inovações.
Em nosso país o scrap ainda não é tão difundido (hoje estou um dicionário ambulante, é que tomei sopa de letrinhas) quanto nos EUA, por isso usamos muitos materiais alternativos e só a pesquisa vai fazer você entender que a tampa velha de sapato pode ser parte do mais lindo projeto desse mundo!

05 - Pratique!!
Só a prática leva a perfeição! Pratique muitooo!!
Use pai, mãe, irmão, namorado, sogras e afins para cobaias, mas pratique (tadinha da minha família, compraram uns bloquinhos bem medonhos que fiz no começo e ainda elogiaram! Família é tudo, né?)!
Participe de atividades dos fóruns, faça lifts (espécie de cópias) de LO´s que você gostou, enfim, ponha a mão na massa, ou melhor, no papel!!

Bem, acho que já falei demais por hoje...
Espero que eu tenho ajudado você que está começando agora no mundo do scrap e que eu tenha contribuido de alguma forma para o nascimento da scraper que há em você!!
Qualquer dúvida é só perguntar!

Beijinhos...

13 Comentários:

Unknown disse...

Oi florzinha!!!

Ótimas dicas, eu quero aprender... queria fazer a capa do meu ficario das coisinhas do casamento... mas tá tão dificil =/

Beijokas

veri disse...

OTIMAS DICAS
BOM FINAL DE SEMANA
BJUM

Karla M.S Lenzi (Ká Lenzi) disse...

Que lindoooooo!!!
Menina bonita...ARRASOUUUUUUU!!!!!

AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Juh Sutti disse...

Flor eu amei o post, ta tão bem escrito que eu apesar de não saber nada de scrap fiquei com uma super vontade de aprender!!!
Arrasouuu
Bjocas

Ps: Qual é a marca da sua sopa de letrinhas??? =D

Luzia Ishara disse...

Essa é minha amiga Alice!
Parabéns pelo post!
Vc é MARA
bjs

disse...

Arrasou no post hein! Tudo bem explicadinho! Vc é uma HP mesmo hein !
Morri de rir com a introdução, haha, a propósito vc pode me cobrir quinta que vem? haha,. brincadeira!
Bjooo!

Personality Criações disse...

Rô...
Acho que vou estar doente!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Yara Voi disse...

Aliceeee.... eu não conhecia esse blog, AMEI!
Adorei seu post, obrigada por indicar o fórum.
Sucesso pra você, menina!!!!
Beijosssss

Cris Caexeta disse...

Amiga mais doidinha do mundo, a gente é que agradece sua companhia e seu bom-humor!!! Adorei o post! Morri de rir! Eu também apaga o TOU de todos os kits (tentando fazer economia do HD)! kkkkkkkkkkkkkk

Ana disse...

Oi Aliceeee....
Bom vou avisando que é um big coment... heheheeh!!
Primeiro: Não conhecia o blog lindo de vcs!!! Estou encantada! Quanta informaçãooooo.... amei TUDO!
Segundo: vcs são lindas, cada fotuxaaa... ;)
Terceiro: obrigada por nos ajudar na divulgação do Stop Piracy!! Amei as dicas...
Quarto: Obrigada!!!!! Amei ver meu nominho nas indicações e já vi que pessoinhas daqui foram lá no meu bloguxo, amei saber e vim correndo conferir o link... então foi realmente algo legal, alguém por vcs me conheceu e eu conheci vcs através de alguém que veio daqui, nossa... que confuso! Mas vc entendeu né!!!!
Precisarei vir mais vezes conferi tudo!!!!!
Super beijo!!!!
Ana

Fa Maura disse...

Páraaaaaaaa tudo, amei o post, não conhecia o blog, e adorei, obrigada pelo carinho meninas, se alguma de vcs da administração do blog puder me procurar me escreva, gostaria de poder contribuir com algum carinho a vcs, sabia que esste banner de pirataria que vcs publicaram ai foi eu que fiz, a nos atras, logo que comecei no scrap, hehe, éa té engraçado né, ver ele ainda rodando por aqui, o meu email: fa.maura@hotmail.com

ahh, meninas coloca um feeds ai, ai fica mais facil pra eu poder acompanhar o blog, beijocas

Cristina Oliveira disse...

Alice!!!
Achei vcs pelo fórum Amigas DSM. ;)
Ameiii seu modo de escrever e todas as dicas... e fiquei muito feliz em ver meu nome entre as indicações de scrap digital. Obrigada pelo carinho!
Agora vou fuçar tudo por aqui.. porque o pouco que vi ameii. Parabens a todas!!!
Já estou seguindo vcs. ;)
um enorme beijo
Cris

Lü Sielskis disse...

kakakakaak....adorei sua postagem,ri muito!!Vc é óteema,parabéns fia!!!

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim