25 de out. de 2010

É hora de falar de grana!

Bom dia pessoas!!! Começamos mais uma semaninha... E dessa vez nao tem nenhum feriadinho pra mim!!!
O papo hoje é grana! Sabemos como se gasta com o casamento e de como ficamos apertadas logo depois num é? Por isso Ro e eu (eu = Fatinha), resolvemos pesquisar sobre algumas dicas de economia!!
Vamos lá? Vamos tentar ser objetivas ta? Lembrando sempre que não somos especilistas ok?

Para um bom aproveitamento do dinheiro é necessario cautela e acima de tudo planejamento! E pra quem planejou um casamento planejar a organizaçao da casa e das finanças não há de ser tão dificil né? Então planejem.
A primeira dica é de que o casal seja claro um com outro sobre os gastos, e que estejam em acordo sobre o que economizar, como gastar, e em que investir. É muito importante também que poupem com algum objetivo (comprar um carro, uma casa, ter um filho, fazer uma viajem) e não simplesmente por poupar, pra não perder o estimulo e o foco. Uma economia aqui e outra ali, pode ajudar a sobrar um dinheirinho para investir ou comprar algo que queiram.

Para economizar:
Agua:
*Desligue a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça;
*Lave as louças assim: Primeiro molhe tudo, feche a torneira, ensaboe, enxague. Assim abre-se a torneira apenas duas vezes;
*Não demore muito no banho
*Cuidado com os vazamentos, eles desperdiçao um horror de água.

 Energia elétrica:
*Compre aparelhos eletronicos economicos;
*Utilize lâmpadas fluorescentes elas consomem cerca de 80% menos energia;
Controle o uso do chuveiro elétrico. Eviter usar a posição "inverno" e no verão tome um bom banho gelado *que faz bem.
*Evite deixar acesa  a luz de comodos onde ninguém não tem ninguem
*Desligue a televisão quando não estiver assistindo.
*Retire os aparelhos do stand by pois aquela luzinha também gasta energia.

Telefone:
*Aproveite os horário de tarifas menores para fazer as ligações interurbanas;
*Use o telefone somente quando for necessário;
*Informe-se sobre os gastos de seu telefone, e controle o uso do mesmo, assim voce vai ver como gasta com coisas desnecessarias;

Compras:
No supermercado:
*Faça lista e veja o que é relmente necessario
*Não faça compras com fome (gente é serio isso eu já reparei, a gente sempre compra mais do que precisa)
*Faça compras por mes (já repararam que quando a gente vai pra comprar uma pequena coisa, acaba levando um monte de outras coisas desnecessarias?)

Feiras:
*Não compre tudo em uma banca só;
*Pesquise preços;
*Substitua produtos semelhantes. Ex: quero alface, mas hj ele está mais caro que a couve troque e deixe o alface para outra hora.
*Não compre muita quantidade de legumes, verduras ou frutassó porque elas estão na promoçao porque provavelmente elas vão estragar!

Além disso existem algumas diquinhas para o casal:
*Tenham apenas uma conta corrente conjunta, Cartão de Credito em nome de um só isso ajuda a não pagar muitas taxas e facilita para poder aproveitar os programas de pontos e milhagens.
*Façam uma planilha de gastos e coloquem todos os gastos de voces inclusive os centavos, isso ajuda a ver onde esta indo aque dinheiro que a gente nunca sabe pra onde foi. Junte os centavinhos (vale o cofrinho do porquinho).
*Guardem dinheiro na poupança, pois nem que seja um pouco ele acaba rendendo algo, é melhor do que ficar em casa sem render nada né?


A gente espera ter ajudado voces.

Fonte: 1, 2, livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi

Fatinha e Ro

7 Comentários:

Aldianne Marques disse...

Amei o post, arrasaram (pra variar neh?!!! vcs sempre arrasam)
com relação a planilha, desde que decidimos nos casar e começamos a construir faço essa planilha, como é bom, hj não fico mais ah é só R$20,00, pq de 20 em 20 meu salário ia embora, como tenho economizado, todo mês tenho conseguido depositar no mínimo 700,00 na poupança da construção. E não ganho tanto assim, meu salário é de 1200,00.

bjux

Jéssica e Inho disse...

Muito legal as dicas!!!
obrigadinha meninas
bjo
Jéh♥

Paty disse...

Ótimas dicas!!!
Sempre fui muito consumista, mas quando marcamos a data do casamento tive que começar a me controlar.
Foi aí que uma de nossas madrinhas de casamento nos presenteou com o Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos.
No começo foi bem difícil resistir as tentações, mas o livro tem nos ajudado muito e hoje em dia o meu noivo já está me chamando até de pão dura... hehehe. Economia total...rs.
Beijinhos da Paty

Katia disse...

Muito legais as dicas... Antes mesmo de ficarmos noivos já havia ganhado esse livro do noivo. Super legais as dicas que eles dão!!!

Cy Costa disse...

Meninas essas dicas são importantes e pode parecer bobagem esse lance de planilha me ajudou muito. Temos tantos investimentos além das despesas com a casa, curso de inglês, álcool, pós-graduação, etc, que a planilha nos ajudou muitoo a nos planejarmos. Além disso fica mais fácil planejar viagens e saber quando dá pra fazer gastos extras..
Parabéns pelo post!!!
Beijosss,
Cy

Poliana disse...

Uma dica pra complementar o excelente post é esse site (www.meubolsoemdia.com.br), que além de dicas disponibiliza planilhas de controle financeiro, eu uso a mensal e com isso estamos conseguindo economizar bastante, pois na planilha você ve bem como gasta em coisas desnecessárias.
Bjs meninas!

Fernanda Carini disse...

Adorei o post, dicas anotadas!

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim