13 de dez. de 2010

Sol: delicioso e perigoso!



Nossa falando assim parece que o sol é os males dos males
Claro que não, né
Porém quando sabemos sair devidamente protegida!
Sempre vemos essas dicas todos os anos e já sabemos bem o que temos que fazer
Não custa reforçar, (pois se você é assim como eu, sempre esquece de tudo!) é sempre bom reforçar!

Aqui no Brasil, a maioria dos problemas de pele é em virtude do sol. O sol, em si pode trazer muitos benefícios para nosso corpo, no entanto quando há um excesso, também pode trazer muitos malefícios.

O sol quando equilibrado, ajuda na absolvição de vitamina D, contribui também para eliminar várias doenças, O Sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar Sol com freqüência é uma questão de saúde! Quando há pouca exposição solar, como nos países de clima frio, a pele produz vitamina D em quantidade insuficiente, sendo necessária suplementação alimentar. São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. Entre os mais ricos estão os peixes gordurosos, como o Salmão e Macarel. Fígado de boi e óleos de peixes também têm vitamina D, porém em menor proporção. Mas atenção: para ajudar o organismo a produzir vitamina D, basta tomar de cinco a dez minutos de Sol, duas vezes por semana, evitando o período entre 10 e 16 horas.

O Sol em excesso pode causar queimaduras dolorosas e danos irreversíveis na pele, como fotoenvelhecimento e câncer de pele. (posso chamar câncer de pele de irreversível?).
Além disso, as células da pele têm memória... isso quer dizer que os danos são cumulativos. Não adianta abusar do Sol durante a juventude e decidir cuidar-se melhor mais tarde. Os danos causados pela exposição solar excessiva na infância e adolescência poderão manifestar-se somente após vários anos. Queimaduras solares dolorosas na infância podem levar ao envelhecimento prematuro da pele e ao aparecimento de câncer cutâneo na idade adulta. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância.


Foto envelhecimento É o envelhecimento da pele induzido pelo Sol. Pessoas mais novas, com exposição prolongada ao Sol, parecem ser mais velhas. Elas têm o aspecto da pele alterado, em relação à textura, cor e elasticidade. Ou seja, áspera e grossa, amarelada e flácida. Possuem rugas profundas e falta de brilho. Podem apresentar manchas claras ou escuras e pequenas veias dilatadas.


Câncer de Pele
Em alguns casos, o Sol causa queratoses (lesões ásperas, escuras e em relevo) e feridas que não cicatrizam, que podem ser o início de um câncer da pele.

Agora você confere algumas formas de se proteger do sol, confira abaixo uma lista de dicas para se proteger.

- Use o protetor solar todos os dias.
- Prefira tomar sol antes das 10h e após ás 16h.
- No fim da tarde utilize o pro sol.
- Proteja os olhos com óculos de sol.
- Na cabeça coloque um chapéu, boné, lenço, ou o que preferir.
- Utilize um protetor labial.
- Beba bastante água.


São cuidados básicos, mas que podem fazer toda a diferença, tenho certeza que você vai ficar com uma cor linda, sem se preocupar com vermelhidão na pele, além de dores, e doenças. Cuide bem da sua saúde, é melhor prevenir do que remediar.

Beijinhos...


Nat e Nita!





3 Comentários:

Cy Costa disse...

Nat e Nita... parabéns pela dica.. Sou super responsável em relação ao sol (pelo menos tento) porque câncer de pele pode ser bem grave.
VC perguntou se é irreversível. Não não é, se detectado no início ele tem cura sim, certo flor?
Um beijo a todas e não esqueçam o filtro solar.

Obs: lembrei agora de uma mensagem linda... Use sunscreen..Foi um cara que teve câncer de pele que escreveu.. podem procurar no google!!

Beijoo,
Cy

Unknown disse...

Gosto mesmo é de sol indireto! =)

Jéssica e Inho disse...

oii .. o sol realmente é maravilhoso necessário, mas se naum tomarmos alguns cuidados pode ser terrible..!!!
valeu pelas dicas lindinhas ...
Adoro essa colcha
Bjo
Jéh♥

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim