16 de jan. de 2010

Dicas para o fim das férias

Bom dia meninas...

As férias escolares já estão acabando, a viagem de férias já se foi, e em muito casos, por inúmeros motivos, a viagem nem foi possível. Mas ainda restam alguns dias para você aproveitar, e se você tem filhos em casa, que certamente ainda estão com muita disposição e ânimo para muita bagunça, sabe que ocupá-los não é tarefa nada fácil.
Então seguem alguma oreintações da psicóloga familiar Tânia Vieira, para você curtir estes dias que ainda restam das férias. O que manda é a sua criatividade, basta apenas dispensar um pouco de tempo e quase nada de dinheiro e garantir programas saudáveis em família.

Sessão pipoca:


Não tem passeio mais simples e gostoso do que uma sessão pipoca. Nela, super-heróis e monstros entram em ação e a criançada se diverte e solta a imaginação. Não precisa estar no cinema para que a magia aconteça. Transforme sua sala em um cinema de última geração, com pipoca, filmes interessantes ao gosto da molecada, poltronas malucas, deixe a sala escura e até faça ingressos de papel para dar mais realidade à brincadeira.


Contação de histórias:


Era uma vez... a estante empoeirada da sua casa e os amigos de seu filho. Será que dá samba? Samba talvez não,mas uma bela contação de histórias pode acontecer. Além de muito interativa, já que as crianças participam, a contação é importante para o desenvolvimento da imaginação das crianças e para o aperfeiçoamento da língua, no caso de crianças menores.

Piquenique maluco:


Não dá para ir ao parque? Se você tem um jardim em casa ou algum espaço livre para estender uma toalha, o piquenique já está quase completo. Bastam algumas guloseimas para curtir a diversão. É legal convidar os amigos e cada um trazer um prato. Música e brincadeiras fazem parte do programa.

Culinária divertida:


Se o lema é colocar a mão na massa, que tal brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade. A brincadeira é divertida e faz com que as crianças se familiarizem com os afazeres domésticos, mas todo cuidado é pouco, pois, cozinhar significa mexer com fogo e objetos cortantes. Os pais ou o adulto responsável pela criançada deve ficar atento aos perigos.
Cachoeira no quintal:

Alguém já viu criança que não gosta de piscina ou praia no verão? Se a ida a praia, piscina ou cachoeira pesam no bolso ou não se encaixam na rotina, não tem problema. Monte uma "floresta" no quintal. Pendure uma mangueira no varal ou no muro de casa (mas cuidado para o desperdício. Reaproveite a água), espalhe esteiras no chão e depois distribua picolés caseiros para refrescar a garotada. Mas é importante entrar no clima e fazer de conta de que realmente ali é uma cachoeira, senão a imaginação, que é a parte principal da brincadeira, fica prejudicada.

Camping no fundo de casa:


O contato com a natureza e as brincadeiras são as principais atrações dos campings nas férias. As crianças esperam ansiosas pela trilha e pela curtição de morar em uma barraca por alguns dias, mas se o camping de verdade está muito fora do orçamento ou do tempo que os pais e a família têm livres para isso, improvise. Monte a barraca no quintal. Se tiver um jardim é melhor. Caso não tenha barraca, monte uma com lençóis e forre o chão com um edredom ou algo mais macio para não machucar.

Dicas da especialista:



-Todo dia é dia de brincadeira. "Os pais devem aproveitar o início do ano para estabelecer uma rotina de brincadeiras com os filhos. O ideal é promover estas atividades uma vez por dia ou, pelo menos, uma vez por semana".
- Caminho para a amizade. "É durante este tipo de atividade que os filhos têm a oportunidade de ver os pais como amigos e desenvolver a confiança neles, por isso, mantenha este caminho aberto".
-Laços afetivos fortalecidos: "Sãos estes laços que moldam a personalidade da criança e a fazem ajustar seu papel na sociedade e na família".

Então é isto meninas, vamos lá, peguem seu filhos, sobrinhos e as fofuras que vocês amam, aproveitem o que resta das férias e proporcionem momentos agradáveis, que com certeza farão um grande bem a vocês também.
Um grande beijo a todas...


(Fontes: http://www.expressomt.com.br , http://www.gettyimages.com/ )

DICA 11
Natal é uma data especial e agente sempre dá uma canjinha para vocês do que os VIPS vão fazer!

3 Comentários:

Pink disse...

Oi, amei o blog!

e falando no post acima..nada como uma tarde chuvosa (como hoje rsrs) vendo um filminho e comendo uma pipoquinha :)

fala serio não tem coisa melhor!

vou acompanhar o blog ;

bjs

Juh Sutti disse...

Pra mim a melhor opção é pegar um cineminha, e comer pipoca com chocolate rs... Espero que quando eu tiver o meu pequeno ele seja igual aos pais, e goste muito de cinema!!
Bjus

Faça ou Desfaça disse...

Fazer bagunça culinária com as crianças, nas férias ou feriados é muito divertido e, eles jamais esquecerão esse dia.
Faço sempre que posso com minhas netas Bruna e Luiza: bolinhos, pãezinhos, omeletes, sucos diferentes,biscoitinhos e olha que não sou chegada a cozinhar.
Elas ficam felizes e eu tb.E toda vez que vou ao Rio visitá-las é só pedidos dessa forma. Rimos muito juntas.
Lembro-me até hj de minha tia Joaninha que fazia conosco biscoitinhos e inventava desenhinhos pra gente fazer com eles, tipo patinho, "pintinho"...(isso mesmo, saía coisas que dávamos muita risada e depois ela colocava pra assar e nós, sobrinhos e filhos, ficávamos ansiosos pra que ficassem prontos logo e comíamos com chocolate que ela tb nos preparava ou aquele cafezinho de coador de pano e fraquinho que jamais esquecerei. Essas recordações valem alegria pra vida toda.
Então, é só deixar a preguiça de lado e divertir-se com a garotada toda.
Vale a pena ser feliz!
beijocas carinhosas,
Marcia

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim