11 de fev de 2010

Barreado

Olá meninas,
Hoje trago a receita de Barreado um prato típico aqui do meu estado, o Paraná, que também e o estado da Dina, da Tati, da Poli e da Nine.

O prato é da região litorânea do nosso estado, mais precisamente Morretes e Antonina, quem vai a estas cidades com certeza não sai de lá sem saboreá-lo.

Sempre achei que seria um prato muito difícil de ser preparado, mas na verdade seus ingredientes são super simples. O segredo está no seu preparo, no tempo deste e no uso de panelas de barro, que durante o cozimento são lacradas com uma pasta à base de farinha de mandioca e folhas de bananeira, e foi pelo uso destas panelas é que derivou o nome do prato.

Ano passado eu e o noivo saboreamos o barreado na casa de uma amiga, e o pai dela, tio Altair, que havia feito, e desde então sempre falamos em fazê-lo. Pois bem, dois fins-de-semanas atrás, resolvemos testá-lo, e o resulto foi ótimo. Claro como não temos panela de barro, e acredito que vocês também não, então usamos uma receita adaptada, retirada do site Tudo Gostoso, e é esta que eu trago para vocês.

Vamos lá:

BARREADO

Ingredientes:
1,5 kg de carne bovina ( peito, patinho, coxão mole )
150 g de toucinho fresco
1 xícara de chá de água
2 cabeças grandes de cebola cortada em rodelas
8 dentes de alho
3 folhas de louro
1 tomate picado
1 pitada de cominho em pó
Pimenta - do - reino a gosto
1 pitada de coentro
Pimenta vermelha a gosto
Sal a gosto
Farinha de mandioca

Modo de preparo:
Numa panela de pressão de 7 litros coloque a carne cortada em cubos de aproximadamente 7x7cm. Acrescente o toucinho, a cebola, o alho, o tomate, a água, os temperos.
Feche a panela de pressão, leve ao fogo baixo e conte 50 minutos depois que pegar pressão.
Abra a panela com os cuidados necessários, mexa, verifique se precisa de mais um pouquinho de água, se estiver com bastante caldinho não é necessário. Feche a panela e leve ao fogo por mais 30 minutos. Abra a panela com os cuidados necessários, leve ao fogo novamente, mas agora sem a tampa e deixe ferver mais um pouquinho. A carne fica desfiada e com um caldo muito saboroso. Sirva a seguir.


Este foi o que preparamos, já servido.


Aqui é o Barreado do Tio Altair.

O barreado é servido acompanhado de arroz branco, banana frita e farinha de mandioca. Quando for servi-lo, coloque a farinha de mandioca no fundo do prato e sobre esta o caldinho e logo a carne, e mexa um pouco fazendo um pirão.
Bem o arroz eu acredito que não precise de receita, rs, mas as bananas eu trouxe, porque também as fiz.

BANANA FRITA:

Ingredientes:
3 bananas
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de fazer:
Descasque as bananas e corte em 4;
Bata o ovo ligeiramente;
Passe as bananas trigo, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca.
Coloque em óleo quente para fritar
Frita muito rápido, cuidado para não queimar


As bananas fritas.

Então meninas, gostaram de conhecer um pouco mais da cultura e da culinária da nossa região? Quem preferir vir pra cá provar o prato estamos esperamos, e vamos todas pra Morretes comer barreado.
Espero que tenham gostado, e se quiser mostrar a sua região aqui, mande sua receita para: culinária.colcha@hotmail.com.

Beijos


12 Comentários:

Bia disse...

Acho q é a primeira vez q vejo uma receita por aqui, ou estou enganada??
Amo culinária, que tal pelo menos 1vez na semana alguém postar o seu prato típico???
beijoooooooooooo;
Bia.

Jaque disse...

Oi Ro,

Emagrecer como??? rsrsrs já fizemos os nachos... (ficou delicioso) tirei fotinhos... depois vou postar...

E agora barreado.... como boa paranaense... AMO...mas nunca tentei fazer...

Já copiei a receita pra tentar fazer...

Bjos


ah! qualquer dia assim... vc pode postar o brigadeiro de colher... aquele que é feito para casamento... colocado nos potinhos... quero fazer pro niver da minha vida... obrigadinha

Dina disse...

Aff, me deu água na boca... amo barreado!

Alice Curcio disse...

Tá vendo só?
Além da receita ainda fala da história do prato!
Gente fina é outra coisa!!!
rs

Qdo for visitar vcs façam o favor de fazer esse prato típico para minha pessoa, ok?

Bjks

Than disse...

Ro, deve ser delicioso, pra quem come carne!
Bonito....
Eu nao como carne, mas confesso, fiquei com vontadinha...kkkkk
Menina, maldade isso hein????? rsrs

Bjokas

Tati disse...

Ai menina, eu comi esses dias .. fomos para Morretes hehe uma deliciaaa, adoroooo !!

Vou tentar fazer em casa kk

Um beijo

aninha disse...

Hum que delicia heim... sou do parana e nunca comi Barreado. kkk
Um dia como com certeza!
Parabéns Rô pelo post
bjO

Poliana disse...

Eu estava só aguardando a Srta postar essa delicia. Eu amoooo barreado e queria muitooo essa receita.
Vou ver se faço no fds, se eu fizer chamo vc e o Luis pra ir lá ver se eu acertei..kkkkkkkkkkkkkkk
Adorei a receita das bananas..
Bjs flor!

Noiva Nani disse...

hummm..isso parece otimo.. qndo minha casinha tiver habitavel eu vou fazer todas essas receitinhas...rsrs

disse...

Oi meninas, respondendo:
Bia: Flor estávamos sem a coluna de receitas, mas ela voltou faz laguams semana, clica ali no marcador culinária que vc confere as outras flor.

Jaque: Sério que vc fez os nachos? Fique tão feliz! Pode deixar flor que seu pedido já está anotado!

Di: Faz pro dia 27/02 barreado Di!!!

Alice: Pode deixar flor, estamos te esperando com o barreado pronto, quando vc vem mesmo???

Than: é deliciosa sim, hehehe, pena vc não comer carne, ou não né.

Tati: Vamos pra Morretes qualquer dia?

Aninha: Que panaense é vc que nunca comeu barreado,rs, brincadeira eu comi pela primeira vez não faz muito tempo.

Poli: MAs tem que ser em Piraí então,rs.

Nani: Faz sim flor é bem gostoso!

Bjoo!

Fatinha disse...

hum... to com agua na boca!!!
bjao

Fatinha disse...

Ah! adorei o post, alem de receita ainda tem um pouco do PR!!!
bjao

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim