26 de mar. de 2010

Aprenda a fazer uma caixa personalizada com fotos

Olá meninas lindas do meu core!

Hoje estou com uma preguiça danada, com vontade de ficar em casa o dia todo, assitindo televisão, comendo muita fritura e mortadela com limão (adoooooro).

Hoje vou ensinar para vocês como se faz uma caixinha personalizada com fotos. É muito simples de fazer e você pode dar de presente, fazer de lembrancinha, vender ou fazer pra você mesma né.

Você vai precisar de:
- Uma caixinha em MDF
- Papel couche gramatura 240 ou papel fotográfico
- Tintas nas cores desejadas
- Cola Cascorez rótulo azul
- Lixa 220
- Pincel de cerdas macias
- Termolina leitosa (serve como verniz)
- Estilete bem afiado
- Régua de metal
- Secador de cabelos (opcional)
- Jornal para não sujar toda sua mesa e ficar horas limpando depois
- Boa vontade e criatividade de sobra

Por onde começar?
Comece com uma caixinha simples, pequena, pra você treinar suas habilidades. A primeira coisa a se fazer é lixá-la, até ficar lisinha como pele de bebê. Use um paninho umedecido (quase seco) para tirar o excesso de pó que vai ficar na sua peça. Na parte externa, só pinte onde não vai colocar a montagem com suas fotos. Não precisa pintar onde vai colocar a impressão, porque vai tapar, então, vamos economizar trabalho né.

Qual tinta usar?

Você pode comprar tintas para artesanato da Acrilex, por exemplo:



Eu gosto de comprar tinta PVA ou acrílica (ambas à base de água) da Suvinil ou Coral e os corantes para fazer a cor que preciso.



Isso mesmo que você está lendo, é tinta que vende em lojas de materiais de construção. Não gosto muito da tinta para artesanato porque demora para secar e não gosto da textura. Gosto é gosto. Experimente as duas e tire suas próprias conclusões. Uso o secador para acelerar a secagem, mas se você não tiver um e nem com quem pegar emprestado, aguarde uns 10 minutos mais ou menos para dar a 2ª demão e uns 30 minutos para lixar e dar acabamento. Quando uso tinta branca, tenho que ir pintando até a pintura ficar impecável (umas 5, 7 demãos). Quando a tinha é colorida, 3 demãos é o suficiente.

Posso imprimir em casa?

Se você tiver uma impressora à laser, use o o papel couché e se for à jato de tinta, use o papel fotográfico. Só aconselho a imprimir em casa se a sua impressora tiver qualidade fotográfica. Se quiser algo mais profissional, o indicado é mandar imprimir na gráfica. Faça a montagem no GIMP do tamanho desejado, imprima e recorte com o auxílio de uma régua de metal e um estilete bem afiado.

O que é essa tal de Termolina Leitosa?

A termolina tem diversas funções no artesanado, uma deles é dar acabamento às peças como se fosse um verniz. Parece uma cola comum, mas não é. Prefiro usá-la pela praticidade de ter um produto para diversas coisas. Passo 2 demãos com intervalo de 15 minutos. Também uso o secador para acelerar a secagem, neste caso, um minutinho basta.

Então fica assim: você vai pintar toda sua caixinha, fazer a montagem no GIMP de acordo com o tamanho da superfície que vai recebê-la, imprimir, cortar e colar com cola Cascorez. Se quiser incrementar sua caixinha, compre ou imprima dos seus kits digitais, alguns papéis para scrapbook. Use fitas, botões, sianinhas e o que mais combinar com você ou com o estilo de quem vai receber o mimo.

Vejam um exemplo:




Grande beijo,

9 Comentários:

M e I disse...

minha irmã fez uma mto fofa pra mim me deu de niver ano trasado.. eh algo muiiiiiiiito fofo de se ganhar! ^^

=*

aninha disse...

Ola Rê... linda a caixinha e ótima dica heim! Mais da um trabalho kkk :D
bjO
bom fim de semana!

Noiva ZY disse...

Oi flor, eu queria tentar fazer, pra ver se ficava bom de lembrancinhas, mais não sei se dá certo...Ro, se não for pedir demais será que vc poderia me enviar o passo a passo?? Tipo, qual etapa eu faço primeiro, sabe...o passo a passo pra quem não sabe nada srsr?? Vc pode mandar no meu blog ou no meu email: grazieliewellington@hotmail
procurei tutoriais na net sobre isso mais não achei!! Bjocas

Poliana Canha disse...

Como eu não tenho o menooor talento, prefiro encomendar de vc né! Bjs flor!
Ps: Linda a caixinha da Rô!

Naná Jacob disse...

olha a Rô alí na caixinhaaa...
amei...rsrs

que bom que tá de volta Rê... adoro suas dicas... quando tiver mais um tempo vou tentar...

beijos

Debbie disse...

que lindiinhaaa!!!
mas tem q ter habilidade e paciência.. rs
bjiinhus

disse...

hahha viram eu ali meninas? Esta é a minha caixinha linda feita pela Rê e presenteada pela Alice.
Zy querida não sou eu quem faz, é a Rê, mas com certeza ela manda um passo a passo pra vc, ela é um amor e não liga de passar o que sabe, prova é o post de hoje né?
bjooo.

Anita Campos disse...

Q linda Re, com a foto do Rô
adorei rsrsr
beijos e bom findi

Aline Vicentin disse...

que mimo de caixa, eu tbm querooooo....
mais pra frente quero me aventurar a fazer essas caixas, se ficar bom, quem sabe dou para os padrinho né?hehehe
Bjinhus Rê, e o post tá 10....

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim