3 de mar. de 2010

Lendas e fatos na amamentação


Quando o assunto é a alimentação dos bebês muitas lendas rondam os pensamentos das mamães que estão em fase de amamentação. Vale a pena perder alguns minutinhos para se informar e tirar todas as dúvidas antes e durante a amamentação do seu filho.
Qualquer dúvida pode colocar em risco a amamentação efetiva do bebê. Bom, uma das dúvidas mais freqüentes das mamães é se existe leite materno fraco.
A resposta definitivamente é não. Só se a desnutrição da mamãe seja extrema pode ocorrer, mas é muito difícil. Toda mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho, alimentando-o de forma satisfatória até os seis meses de idade exclusivamente, mesmo as mamães de peito pequeno.
A lenda do leite fraco pode ter sido criada pelo fato de o bebê poder sugar de forma incorreta o seio da mamãe, fazendo um grande esforço e não retira o leite suficiente, deixando-o ainda com fome. A sucção incorreta pode fazer com que desça menor quantidade de leite não sendo satisfatório para o bebê.
Outro motivo da menor descida do leite é a sucção incorreta do peito em conseqüência do uso de bico artificial como chupetas e mamadeiras que deixam a posição da língua diferente na hora da sucção do peito, fazendo com que a retirada do leite seja insuficiente.
Pode ou não pode? - Há outros mitos sem embasamento científico, mas que estão tão enraizados na cultura popular e que podem mexer com a cabeça das mamães. O bebê pode, sim, arrotar no peito sem que a mamãe tenha medo de que o leite não desça mais. Se o bebê arrotar no peito, sem problemas, é normal.
Outro mito que dizem por aí é que não se pode jogar o excesso de leite materno ordenhado em água corrente porque assim o leite acaba, vai embora. Mentira. O leite ordenhado, caso feito de maneira correta e doado para um banco de leite, pode ajudar outros bebês hospitalizados que precisam de leite materno, mas caso seja jogado em água corrente nada acontecerá na produção do leite.
Canjica, cerveja preta, água inglesa e outros alimentos não aumentam a produção de leite. Isso é mito dos mais absurdos. O que faz um bom leite materno é o bebê sugar o peito de maneira correta e uma alimentação saudável.
Seios com bicos feridos, rachados ou empedrados não são motivos de parar a amamentação. São quadros que devem ser cuidados e sanados para uma melhor amamentação.
Relaxe, mamãe - A ansiedade, o estresse, cansaço e dor podem reduzir a produção de leite já que esses fatores jogam no corpo da mulher hormônios que inibem a descida do leite materno. Se dê o direito de repousar, de não querer receber visitas e de pedir mais empenho do papai em ajudar com os afazeres domésticos. Amamentar em lugar tranqüilo e sem barulho ajudam ainda mais esse momento tão especial de mamãe e bebê.
Com ajuda e orientação de profissionais especializados, entre os quais pediatras e fonoaudiólogos, e com muita vontade e carinho a amamentação torna-se muito prazerosa para mamãe e bebê. Um verdadeiro ato de amor.
Dicas
Se a mamãe achar que seu filho não está amamentando bem, procure o auxilio do pediatra que poderá dizer se o bebê está bem ou não.
O leite da mamãe é o melhor alimento para o bebê. Não deixe que outra mulher amamente seu filho, além de não ser o melhor para ele, muitas doenças como hepatite e AIDS são passadas para o bebê pelo leite materno.
Amamentar não é tão fácil quanto parece, não tenha vergonha ou sinta-se frustrada se precisar pedir ajuda.
Fotinho do meu amor, no nosso momento... esse olhar não tem preço!

11 Comentários:

Juh Sutti disse...

Imagino que deva ser mesmo um momento incrivel! E insubstituivel!!
Adorei o post!
Bjus

JULIANA disse...

Amei esse post! Eu sempre falo isso para as mamaes novas.
Meu bebe tem 1 ano e meio e continuo amamentando. É uma delícia. E só para partilhar , tenho dois meninos e amamentei os dois até os 6 meses só com leitinho do peito.

Poliana Canha disse...

Ai que post mais gostoso. É muito importante falar disso, visto que muitas mães param de amamentar aos 2,3 meses por falta de informação.
LINDA FOTO DI! Bjsssssssss

Nani Borba disse...

Amamentar é otimo.. a minha primeira bb so amamentei ate os 5 meses pq tive grandes problemas de saude e tive que tomar remedio mto fortes..mas a Anna mamou até 1 ano qndo eu começei a trabalhar e ela a comer de td..
mas é otimo, e olhar no olhinho dos pequenos nessa hora é incrivelmente perfeito!!

Personality Criações disse...

Ai que emocionate Di!
Viver essa sensação não tem preço, né?
Bjks

aninha disse...

Olá, quanto tempo não passo por aki... saudades das materias de vcs!!!
amamentar deve ser muito emocionante... alem de saudavel e nutritivo... foto linda que vc postou!
bjO

Thania disse...

Isso deve ser uma sensação unica!
Parabens pela mãe exemplar q vc é!

Bjos

Dαni Delgado disse...

Excelente matéria Dina♥
Amei as informações, elas vão tirar todas as dúvidas das Mães sem ou com pouca informação♥

Amamentação é: Puro Amor, Momento Mamãe e Bebê♥
Concerteza naum tem preço $$$$

Bitocas♥

veri disse...

momento muito especial mesmo
so nosso rsrsrs
bjum

disse...

Que lindo flor...
Nossa, minha prima comprou cerveja preta semana passada justamente pra isto, aumentar o leite, mas no fim ficou com medo de tomar, por conta do alcool, ficou com medo de fazer mal ao bebe...
E esta foto é uma lindeza só...
Bjooo!

Rafaela disse...

Amamentar eh uma dadiva!
Amamentei meus 2 filhos por 1 ano e meio cada e morro de saudades!
Lindo post e linda foto!
Beijos e muita saude pra vcs

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim