31 de mar. de 2010

Parto normal depois da cesárea? Você pode!

Olá meninas, pra quem já me conhece sabe que apoio e sou totalmente a favor ao Parto Normal. Esse era um sonho meu, parir meu filho NATURALMENTE, infelizmente não foi possível. Hoje quando falo em 2º filho e ter um lindo PN muitas pessoas me criticam, e dizem ser impossível. Mas eu busquei informações, eu li, pesquisei e hoje sei... é possível sim!
Você quer? Você pode.

É muito comum recebermos nas listas de discussão sobre parto normal mulheres que passaram por cesáreas, desnecessárias ou não, e que têm muita vontade de "fazer diferente" numa próxima gravidez. Geralmente são mulheres que desejaram muito um parto normal, mas que por algum motivo não conseguiram realizar esse desejo.

As mulheres que trazem mais dúvidas em geral são aquelas que acabaram descobrindo que suas cesáreas foram desnecessáreas, com médicos que se utilizam de "desculpas" clássicas e furadas como "faltou dilatação", "o bebê tem o cordão umbilical enrolado no pescoço" ou ainda "o bebê já estava passando da hora (mais de 40 semanas)". Isso porque quem tem segurança da necessidade de sua cesárea prévia é porque já pesquisou e se informou antes muito sobre o assunto.

Mas vamos à resposta que todas querem ler: É SIM possível ter um parto normal após cesárea (em inglês, VBAC - Vaginal Birth After Cesarean). Acontece que estamos num país onde a taxa de cesáreas beira os vergonhosos 80% dos partos. Ora, se os médicos adoram arranjar as mais variadas desculpas para justificar a cirurgia, imaginem só se não vão usar a desculpa da cesárea prévia como fator "de risco" para um parto normal.

A grande questão apontada pelos médicos é o risco de ruptura uterina, cuja taxa de incidência em partos normais depois de cesárea é de 0,5%. 0,5! Um índice baixíssimo, o que significa que estando a mulher amparada por bons profissionais eles certamente estarão mais do que preparados para lidar com esse tipo de emergência, que é bem rara como vocês devem imaginar diante dessa taxa de incidência tão baixa.

Mas quais os sintomas de uma ruptura uterina? O ótimo site das Amigas do Parto responde pra gente: "Nas raríssimas vezes em que ocorre uma ruptura, a mulher percebe que algo está acontecendo. O primeiro sinal é que a dor aumenta muito e de repente. O segundo sinal é que entre as contrações a dor não diminui. O terceiro é uma dor nos ombros, perto do pescoço. Nesse caso a equipe deverá estar atenta e efetuar a cirurgia. Convém lembrar que esses são os sinais para qualquer ruptura uterina, em mães com primeira gestação, mulheres que não tiveram cesárea anterior, etc".

É possível ter parto normal mesmo com mais de uma cesárea prévia? A resposta é sim, já vi alguns casos de parto normal depois de 2 cesáreas e até depois de 3 cesáreas. A grande questão é que quanto maior é o número de cesáreas prévias, maior é a quantidade de cortes prévios e, portanto, de cicatrizes no útero da mulher. Outra questão é o tipo de incisão. As incisões verticais (ui!) pelo que li aumentam a probabilidade de ruptura durante o trabalho de parto. Nos partos normais depois de cesárea devem ser evitados os indutores e aceleradores de parto, que aumentam muito a força das contrações e consequentemente, também aumentam os riscos de ruptura.

A principal forma de conseguir um parto normal depois de cesárea é encontrar uma equipe que realmente seja favorável ao parto normal. No caso dos médicos, é importante que ele seja favorável aos partos normais não só no discurso, mas também nas atitudes. Uma informação importantíssima é descobrir a taxa de cesáreas. Diante de um número alto, acenda sua luzinha da desconfiança. Será que ele é realmente tão favorável ao parto normal assim?

Vocês conhecem casos de mulheres que tiveram partos normais depois de cesáreas? Vocês mesmas já passaram por um parto normal depois de cesárea? Vamos dividir experiências e compartilhar informações sobre esse tema tão importante?

Imagem: I´m a VBAC baby "Eu sou um bebê nascido de parto normal após cesárea"
Fonte: mamiferas.com

4 Comentários:

Poliana Canha disse...

Nossa Dina, eu achava que não era possivel o PN depois do PC. È reconfortante ter alguém como vc para nos informar e dismistificar os mitos sobre partos.
Parabéns pelo post! Bjs

Thania disse...

Tenho uma amiga, q teve e cesareas e o 3º filho foi PN. Nem o medico acreditava! rs
Mas foi possivel...
Eu me arrepio TODINHA só de pensar em qlq um dos dois partos...menina, quero ser mae mas morro de medo dessa parte....
rsrsrs

Bjooos

Anita Campos disse...

Nossa nunca pensei nisso, na verdade jáouvi mts historias de parto normal eos ultimos ou o ultimo ser cesária...

Confesso que meu medo por parto normal é imeeeeenso por isso sempre leio a coluna da Di espero q ela me convença até chegar a minha vez ou quem sabe até lá eu pare de ser tão egoista nesse aspécto...

Seria legal um post com mães que fizeram parto normal relatando mitos e verdades, e o lado dolorido do parto normal.

Minha mãediz q ela é uma gata p "pari" conversa com o médico e nem sofre, mais o q vejo por ai são mulheres quse morrendo de tanta or

aiii q meda!


beijos Di

amei as informações não sabia q erav possível

bjos

disse...

Ainda não conheço nenhuma mãe que tece cesárea e depois PN... pelo menos que eu saiba... mas como diz a Poli, bom ler sobre isto e ter vc pra esclarecer..
bjooo.

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim