17 de abr. de 2010

Medo de voar!!

Olá miguxas de viagens!
Como foram de semana!? Então aproveitaram a última promoção?!
Hoje resolvi falar sobre um assunto que dá um pouquinho e dependendo da pessoa dá um poucão de MEDO, pavor.. PÂNICO!!!
MEDO DE VOAR!
Então para você, que assim como eu, nunca andou ou melhor viajou de avião e que só de pensar sente frio na barriga, uma certa insegurança, um certo medo.. Podemos ficar um pouco mais tranquilas, pois existem vários estudos e dicas para acabar com esse medo, que muitas das vezes pode se tratar de uma insegurança, mas que se não for tratada como deve pode passar a ser uma fobia e atrapalhar a vida de muita gente.
Segundo o comandante Luiz Bassani, todo esse medo pode ser resolvido com a informação. Para tentar amenizar esse medo que atinge tantos viajantes ao redor do mundo, ele lançou um livro O Mundo do Avião - E Tudo que Você Precisa Saber para Perder o medo de Voar , pela Editora Globo.
Para o comandante, quem tem medo de voar não pode ter vergonha de dizer. “Se os comissários souberem do medo eles vão ajudar no que precisar. Não posso garantir que 100% deles estão preparados para a situação, mas a maioria sabe explicar o que é o barulho, a instabilidade etc.”
Além da parte técnica, o livro também conta com uma seção inteira dedicada ao bem-estar e dicas de viagem. Traz alguns exercícios de relaxamento para aliviar a tensão durante o vôo, conversões de medidas de calçados, roupas e temperatura, telefone das principais embaixadas brasileiras em todo o mundo e até uma lista do que não pode faltar em sua mala de mão. Remédio contra enjôo, escova e pasta de dentes, hidratante para mãos e corpo são alguns dos itens fundamentais.

Fica a dica:

Chegue cedo ao aeroporto

E tenha tempo suficiente para comer algo e passar pelo check-in. A pressa pode aumentar o nervosismo. Aproveite a antecedência e reserve um assento na frente do avião, onde há menos ruído e turbulência.

Atenha-se aos fatos e às estatísticas

A psicóloga Andrea Sebben conta que medo de voar é disparado por pensamentos catastróficos, sem relação com a realidade. Para afastar a ideia de que o piloto vai enfartar em pleno voo ou de que uma das turbinas vai simplesmente cair no momento da decolagem, lembre-se: a probabilidade de você estar em um acidente de avião com mortes é de uma em 8,47 milhões. Ou seja, é mais difícil do que você ganhar na Mega-Sena acumulada fazendo apenas dez jogos (uma em 7 milhões).

Tome um remedinho (com indicação médica sempre!)

Andrea diz que os tranquilizantes são bem-vindos nessas horas. O administrador de empresas Roberto Monteiro, por exemplo, só os toma em voos com mais de duas horas de duração: "Os voos curtos não são mais tranquilos, mas, quando eu tomo, durmo e perco o desembarque. É por isso que fazer uma ponte Rio-São Paulo pode ser mais tenso do que uma ida à Europa", diz Monteiro. Ele ressalva, entretanto, que é preciso consultar um médico e não sair se automedicando por aí. "Passei num psiquiatra e me consultei antes de tomar", diz.

Distraia-se

Ouça música, faça palavras cruzadas, leia um livro. Foi assim que um dos pacientes da psicóloga Andrea esqueceu completamente do medo de voar por 1h30, durante um voo Porto Alegre-São Paulo. O paciente em questão não se orgulha de ter comprado O Doce Veneno do Escorpião, da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, na área de embarque, mas admite que as peripécias sexuais da moça lhe tiraram a atenção das turbulências. Fica a dica.

Procure ajuda profissional

Se o medo interferir demais ou até atrapalhar sua vida pessoal, é porque ele já virou fobia. O melhor nesses casos é pedir ajuda profissional. A psicóloga Elvira Gross, autora de Avião: Viaje sem Medo e dona do site medodeaviao.com.br, afirma que não é preciso mais que dois meses e meio (ou dez sessões) de terapia para obter resultados em um tratamento contra a fobia de voar. Seus grupos de trabalho, de até seis pessoas, aprendem técnicas de relaxamento e de controle da ansiedade, sabatinam um piloto de avião, visitam uma aeronave real para aprender como ela funciona e como é feita sua manutenção e, perto da alta, pilotam um simulador de voo e fazem até uma viagem (com um avião de verdade, claro) juntos.

Faça amizade com seu vizinho de poltrona

Conversar durante o voo pode aliviar a tensão e render bons contatos, mas certifi que-se de não ser inconveniente. O bate-papo pode até despertar outros sentimentos, que não o medo, como na canção de Belchior: "Foi por medo de avião/que eu segurei pela primeira vez na tua mão..."



Minha dica:
O mais importante não é pensar se vai acontecer algo ou não, uma vez ouvi um sábio falar: "O avião não cairá, pois eu estou nele" Pensamento positivo nessas horas é o melhor remédio, então respira fundo, e aproveita a viagem, se arricar dá até uma olhadinha pela janela e aproveita a viagem!

---

PROMOÇÃO DA SEMANA

Na verdade é uma promoção até o fim de JUNHO... a Gol está com maravilhosas ofertas de viagens e se você pretende viajar nesse período, não vai perder essa oportunidade. Então corre lá no site e vê se o seu destino está com desconto! e Boa Viagem! Ah, e não esquece depois de nos contar como foi tá!?
---

Dica para boas promoções
A dica é sempre procurar uma agência de viagem, pois eles sempre fecham pacotes com as empresas, ou seja, pode sair mais barato para você fechar: voo+hotel, do que você fazer individual, além de poder ter a oportunidade de pegar o melhor horário e pouco tempo de viagem, pq ningupém merece passar 5 horas em um voo que duraria 2 horas. Então se liga para o barato não sair tão caro!

---
Bem, você gostou do post de hj?! Tem algum pedido especial?! Alguma dica de viagem?! Quer nos contar sua viagem marcante?! Pode entrar em contato conosco atraves do: colcha.turismo@hotmail.com Vamos lá gente estou esperando...
---

Já está participando da nossa promoção?! NÃO! Então clica aqui e saiba como que ainda dá tempo!!
Você não vai ficar de fora né?!
Bjs
May e Juh =)

7 Comentários:

Anita Campos disse...

Amei o post
fiz meu primeiro voou nessa viagem a são paulo confesso q na ida fiquei com mdeod do desconhecidos,aquela velocidade tdemsolo,e chão ficando p tráz, mais achei lindo, a visão é maravilhosa as nuvens tipo algodão doce, nossa foi lindo, mal esperoa proxima viagem rsr

Um beijão meninas e ótima semana

Renatinha disse...

Eu adoro viajar, mas os voos de longa distancia, que passam pelo meio do oceano, me deixam tensa.
Voo 1 vez por ano Inglaterra-Brasil-Inglaterra.
Tomo dramin pra dormir e segurar o enjoo, se nao durmo, fico perambulando pelo corredor a noite toda, por isso nao sento na janela.
E tbm ja li q eh muito mais facil vc morrer num acidente de carro do que no de um aviao, as probabilidades sao menores..

bjkas

Dina Ulbrich disse...

Nhaiii eu morro de medo de avião hehehe Ivan vai pra lá e pra cá, eu não sussego ate ele me dizer que pousou bem... bjs

Marta disse...

Ainda bem que não tenho medo de avião!!! Se tivesse estava mal.. já viajei tanto que estaria em frangalhos..rsss
Beijocasss

Fernanda Carini disse...

Nunca viajei de avião, mas acho que deve ser uma experiência única olhar lá de cima :)

@pontoeffe

***Nathalie*** disse...

Tenho panico de aviao... nunca viajei e acho q nunca viajarei... hehe

@Nathypetta

Unknown disse...

eu nao tenho problema de voar de aviao... mas sofro horrooooores com as tubulencias!!!

nandasiepierski@hotmail.com
@crazysechs

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim