23 de set. de 2010

Escolha consciente!!

Olá garotas!

Quantas saudades de todas vocês!! 
A partir de agora teremos um encontro marcado quinzenalemente as quintas feiras para tratar de COMPORTAMENTO. Não meninas, não sou a mais nova Glorinha Calil (rsrsrs).Vamos abordar sobre justamente o comportamento humano em relação a sociedade, família, e até a ele mesmo. Usarei esse espaço para juntas refletirmos sobre nossas ações e reações a respeito do que nos diz respeito (rsrs)

E para começar vamos conversar seriamente sobre o que mais se fala em nossa sociedade hoje: ELEIÇÕES! Mas como diz um velho ditado que: "política, religião e futebol não se discute. Não venho aqui defender/criticar "A" ou "B" pois cada um tem o direito de fazer a sua escolha. Justamente: DIREITO DE FAZER A SUA ESCOLHA!
Fonte
Mas em quê está baseada as nossas escolhas? Temos visto de tudo na política não é mesmo? E cada vez mais o povo brasileiro está descrente em relação a política. 
“Atualmente quem mais ganha são os políticos (...)"*Fonte
Mas vamos refeltir um pouco sobre nossos DIREITOS de ELEITOR
Demoramos muito para nos tornarmos um país com Regime Democratico Participativo, e como diria um professor meu: "Ainda somos meninos, temos muito que aprender e entender. Um dia desses que 'saímos' da Ditadura." Correto!! Porém não podemos continuar calados, e principalmente caladas! Até pouco tempo Política era  apenas para homens da alta sociedade, até pouco tempo nós mulheres não tinhamos direito a voto, até pouco tempo eram eles que decidiam por nós.. Mas esse tempo mudou! E hoje nós somos grande maioria no eleitorado brasileiro. Porém nossa voz ainda é muito fraca. Temos visto mulheres (poucas) no política, porém ainda muitas pensam que política não é coisa para mulher! Porém nosso futuro está em "nossas mãos"... Nós temos o poder da decisão. E o que fazemos? Bem, eu não sei. Só vejo cada vez mais uma política suja, covarde... 
Fonte
Mas nós podemos fazer a nossa parte, pelo menos tentar fazer! Essa semana ouvi uma frase assim: "Se temos políticos corruptos, é pq a própria sociedade é corrupta" - Mas como assim? 
O eleitor brasileiro sabe: a corrupção pode estar mais perto do que se imagina. E 43% dizem ter conhecimento de políticos que compram votos.
“Já tem muitos anos, eu fui procurado sim”, confessou um deles. Seu Sebastião se negou a mudar o voto, mas a pesquisa mostrou que nem todo mundo resiste à oferta: 13% dos entrevistados admitem que venderiam o voto. Na Região Nordeste, o índice é maior: 21% trocariam o voto por um benefício.  (Reportagem Jornal Nacional - 21 de setembro 2010)
Essa semana fui fazer campanha para um deputado Estadual (pois é meninas eu também defendo quem apoio - mas procuro apoiar quem tem ficha limpa rsrs), que apoio e confio, e muitas vezes fomos parados na rua e perguntaram: "O que eu vou ganhar com isso? Quanto ele vai me oferecer?!" Gente, como assim? O que ganhamos quando votamos em políticos que não compram o nosso voto? Pelo menos o mínimo de dignidade não é mesmo? Quantas vezes nos vendemos tão fácil... 
PROMESSAS!!
Fonte
Dificilmente eu me iludo com as promessas de político! É muito "lindo" dizer agora que vai acabar com a fome! Bem, e a prática onde fica? Hoje nós somos os patrões deles! Nós quem decidimos.. mas e depois do dia 03? O que somos? Fico mais aliviada porque cada dia que passa eu vejo que nós, a sociedade, mesmo que seja em sua minoria, tem se interessado e reivindicado por seus direitos e deveres... Vemos políticos, mesmo que seja muito pouco ainda, sendo cassado, preso! Ainda acho um tapa na cara da sociedade a tal da Imunidade Parlamentar, onde políticos ladrões ficam imunes... masss sei que vai mudar! Pelo menos assim espero que mude!
O ficha limpa já é uma grande conquista. Mas como sempre, tem os que são contras:
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, criticou nesta quarta-feira (22) a proposta feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, de declarar inconstitucional a Lei da Ficha Limpa. A questão foi levantada pelo ministro durante julgamento do recurso sobre o registro de Joaquim Roriz (PSC), candidato ao governo do Distrito Federal.
“Se vier a ser declarada a inconstitucionalidade da lei, isso causaria uma frustração muito grande. Será um tiro letal na sociedade, que está apoiando a lei. Será matar a esperança de que se possa ter uma política limpa no país”, disse o presidente da OAB.*Fonte [Grifo nosso]
Hoje acredito ainda mais no Regime Democrático Participativo, acredito sim no poder do voto. Mas infelizmente ainda existem políticos corruptos sem leis justas para puní-los, e com isso ficamos muitas vezes nas mãos.. pois infelizmente mais metade da nossa população ainda é ingnorante no âmbito da política. Porém acredito que podemos sim fazer a nossa parte (não é propaganda do TRE não rsrs)
Mas podemos e devemos escolher melhor quem vai nos governar durante os quatro anos que se seguem.. pois hj quem "manda" somos nós... mas depois eles vão "mandar". 
Fonte
Nós mulheres entendemos sim de eleições e podemos sim nos comprometer! Pois se queremos uma sociedade melhor, precisamos ser melhores para ela.

Agora é com você querida leitora!
O que acha de tudo isso? Concorda? Discorda? Se envolve ou não tem nada haver?
Fonte
 “Há uma chama dentro de cada indivíduo e não pode ser extinta ainda que desejemos. O bem de cada indivíduo está incluído no bem de todos” (Vinoba Bhave).
 Grandes Beijos

May =)
Se você tem algum assunto que queira que seja discutido aqui nesse espaço, ou alguma sugestão, escreva para nós!

7 Comentários:

Aline Vicentin disse...

Arrasou miga....
É isso aí, voto conciente é o que precisamos, chega de votos comprados...
FICHA LIMPA JÁ!!!
O pior é que o brasileiro tem memória curta né?Ou não querem se envolver, esquecendo que nós mesmo é que perecemos qdo escolhemos mal.
Bjão miga e até mais...

disse...

Amiga realmente vc tem a veia política que disse,rs.
Concordo com tudo que vc disse, e temos que ter muito cuidado mesmo com que colocamos no poder.
Eu me envolvo sim, assisto programas, debates, e não poderia ser diferente, trabalho com defesa de direitos, e estão diretamente ligados com quem colocamos pra governar.
Amei seu post May!
Bjooo!

Marthinha disse...

menina, tô passada com o seu post. reflete bem nossa realidade né???

pois é, vamos fuçar a vida dos candidatos e para elegermos um ficha limpa.


bjos

Dani Costa Anjos disse...

oi may,

amei o seu retorno e o assunto abordado nesse post.
Concordo que podemos e devemos sim fazer a diferença.
Eu me interesso por esse assunto, procuro saber o que o candidato tem a propor sobre assuntos e questões que são importantes para a sociedade.

Espero que o tema tratado aqui gere grande reflexão e conscientização nos leitores para darmos uma resposta diferente no dia 03 de outubro.

bjo

dani

Juh Sutti disse...

Oi minha linda. Adorei o post!
Chega de votos comprados mesmo!! Não digo que sou uma expert em politica ou que amo o assunto, mas me esforço em saber certinho em que tipo de pessoa eu vou votar!!
Bela reestreia!
beijocas enormes

Unknown disse...

Menina to passada, que texto perfeito!!! Nasceu pra isso!!!
Concordo com você, chega de palhaçada, de votos comprados, de mentiras e mais mentiras.
Beijos

Cy Costa disse...

Nossa que texto maravilhoso!! Concordo em gênero, número e grau com vc!!
Acho que se esquecêssemos os tiriricas da vida e fizessemos valer o poder de nosso voto, poderíamos tb exigir um país melhor!!
Um beijo enorme,
Cy

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim