13 de out. de 2010

WordWorld, ensinando crianças a falar inglês!

Em WordWorld, seu filho adquire noções básicas da língua de um jeito divertido. Saiba mais sobre o programa e saiba como a TV pode ajudar no aprendizado da língua.
Sinceramente? Eu adoro. Sou uma negação em inglês, estudei apenas na escola. Felipe ainda não tem idade, mal fala papai... mas adora as imagens, e eu aprendo um pouquinho junto haha

Um novo grupo de simpáticos bichos chega às telas do Discovery Kids. A turma é formada pelo cachorro Dog, a ovelha Sheep, o sapo Frog, o porco Pig, a formiga Ant e o urso Bear. Achou curioso? Pois o programa, chamado de WordWorld, tem o objetivo de inserir as crianças brasileiras no universo da língua inglesa. Ao nomear os personagens com o seu significado em inglês, a animação vai fazer com que os pequenos se familiarizem com um segundo idioma.

Em cada episódio, os personagens enfrentam desafios e dúvidas e, para resolvê-los, utilizarão as palavras: as letras vão se juntar e ganhar vida para se transformarem nos objetos que representam, trazendo a solução para os problemas da turma de bichos. Além das aventuras na televisão, as crianças também podem brincar com sopas de letrinhas e outros jogos no site do canal. “O objetivo é introduzir vocabulário em inglês, aos poucos, por meio do oral, do auditivo e do visual. Ela ouve a palavra ‘dog’, vê o ‘dog’ e o identifica como um cachorro. Tudo isso, claro, no contexto de uma história”, explica Mônica Fuhrken, pedagoga que assessorou o projeto na dublagem para o português. Ou seja, é uma exposição ao idioma, e não apenas uma repetição de palavras. “Não basta fazer com que a criança decore números ou repita o alfabeto em inglês, por exemplo. O ideal é que exista uma mensagem a ser transmitida”, afirmam Vanessa e Fátima Tenório, diretores do Systemic Bilingual, sistema de ensino de inglês adaptado à realidade brasileira.

Outra atração de TV que também tem esse objetivo, e que até pouco tempo estava na grade da TV Cultura é o Sesame English, um programa com os personagens da Vila Sésamo em diferentes situações com falas em inglês. Em cada episódios as crianças aprendem frases do dia a dia, como “what time is it?” (“que horas são?”), “put on your coat” (“coloque seu casaco”), entre outras. Ou seja, o programa também insere as crianças no universo de um segundo idioma da maneira com que ele é falado – e não pela mera repetição.

E você, como ajudar em casa? O primeiro passo é não forçar a criança a assistir determinado programa ou ouvir determinada canção. “Ela precisa ter uma referência de que aprender uma nova língua é prazeroso”, afirma Vanessa. Além disso, você não precisa falar em inglês se esse não é o seu idioma materno. A educadora explica que, para incentivar seu filho, o indicado é estimular o contato dele com a língua por meio de filmes, desenhos animados e canções.

Fonte: DK
Revista Crescer

7 Comentários:

Jéssica e Inho disse...

Que legal ... é muito interessante ter contato com outras linguas e ainda mais se esse contato puder ser assistindo desenho ...
vlw!
adorooO esse blog lindo
Bjo

Juh Sutti disse...

Eu amo inglês, sou doida pra fazer um curso e começar a falar fluente, e confesso que adoro esses desenhos e mesmo sem filhos, assisto sozinha rs...
Acho super interessante apresentar isso para os pequenos!!
Otima dica!
beijooo

Cy Costa disse...

Concordo totalmente com vcs... em casa é bem patente isso, fiz inglês ainda criança e agora estou fazendo o advanced e meu marido está iniciando agora e é super difícil pra ele...
Pretendo incentivar meus filhos (futuros) a aprender desde cedo...
Beijooo,
Cy

Katia disse...

Adorei o post... apesar de não ter filhos é muito importante incentivar as crianças a aprenderem uma segunda lingua ainda pequenas, já que ela aprendem com mais facilidade.

Nani Borba disse...

minhas filhas amam os desenhos do discovery..principlmente a angelina e meu amigaozão..
ficm quetinhas de olhos gruddos na telinha..rrs
São otimos desenhos e ensinam muito aos nossos pequenos..

Paty disse...

Acho super legal incentivar as crianças a aprenderem outras línguas desde cedo, para não ficarem assim como eu, quebrando a cabeça para aprender inglês... KKKK, sou péssima, mas persistente, ainda vou falar fluente...rs.
Quando tiver um filhotinho(a), com certeza vai aprender desde pequenino, quando tudo é mais fácil.

Fernanda Carini disse...

Existem vários desenhos assim hoje em dia.
Esse eu nao conhecia.

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim