19 de jan. de 2011

Curta o verão...

Curta a estação

Se você sempre gostou de seguir as novidades do verão (e quem não gosta?), nada de se descuidar e colocar a culpa na gravidez. Aqui, contamos como aproveitar as principais tendências deste início de ano
Rick Gomez/Corbis



















ABUSE DA “IT-PEÇA”
Ficar grávida é sinônimo de alegria, expectativas, cabelo de capa de revista e... manchas e espinhas – que só pioram com a chegada do calor. Para evitá-las, nada melhor do que usar sem dó os chapéus panamá ou flop-py (aquele de abas largas e palha molinha que combina direitinho com uma trança!), a “it-peça” desta estação. Também não se esqueça de ingerir muito líquido e de aplicar protetor oil free com FPS 30 a cada duas horas. Afinal, problemas de pele na gravidez são resultado da ação dos hormônios e podem piorar quando somados ao sol, explica Gilvan Ferreira Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Distrito Federal, e coautor de Dermatologia e Gravidez (Ed. Elsevier).

A ERVA DA VEZ
O calor acaba com o seu humor? Faça um escalda-pés refrescante por 15 minutos uma vez por dia. “Coloque 30 gramas de camomila romana em um litro de água fervente e abafe por dez minutos. Depois, acrescente um litro de água fria e cinco gotas de lavanda”, ensina a aromaterapeuta e aromatóloga Samia Maluf, proprietária do By Samia Aromaterapia (SP). Além de ação geladinha, a camomila romana, erva que está com tudo neste verão, tem efeito vasodilatador e anti-inflamatório, melhorando a circulação nos membros inferiores. Já a lavanda é calmante e age contra dores e ansiedade. Ambas não oferecem riscos e seu uso é liberado após o quinto mês.

AYURVEDA PARA AS PERNAS
Dias quentes não combinam com meia-calça – ainda mais se ela for do tipo compressor, que, convenhamos, é desconfortável até no inverno. Mas, se o inchaço não diminui só de colocar os pés para cima, há uma opção mais fresca para ativar a circulação e que está super na moda: a massagem ayurvédica, uma terapia milenar indiana. “Experimente uma automassagem com óleo de coco vegetal, que refresca e hidrata a pele, prevenindo estrias”, sugere Veena Mukti, massoterapeuta especializada em gestantes, de São Paulo. Para executá-la, siga o passo a passo que ela preparou em conjunto com as especialistas Damar Marvid e Maiana Galvão, de Salvador:
1. Sentada, massageie a sola do pé esquerdo com movimentos suaves e redondos e suba até o tornozelo. 
2. Na perna, faça círculos maiores, aumentando a pressão ao subir e diminuindo ao descer. 
3. Massageie o joelho pela frente e por trás, siga até a virilha com movimentos ascendentes. 
4. Repita o procedimento na perna direita. 
5. Em pé, massageie o bumbum e quadris com movimentos circulares e volte a sentar novamente. 
6. Coloque uma mão em cima da outra e faça círculos no sentido horário, deslizando as mãos na lateral do tórax (região onde costumam surgir estrias) e aproveitando para conversar com o bebê. 
7. Com as mãos, desenhe um “8” deitado nos seios, sem passar o óleo nos mamilos. 
8. Massageie a mão esquerda com movimentos circulares. Suba até antebraço, cotovelo, braço e ombros. 
9. Repita o procedimento no braço direito. 
10. Massageie as costas de baixo para cima, conforme consiga alcançar. 
11. Suba até a nuca e, em seguida, no couro cabeludo, dando leves puxões nos fios. 
12. Sem colocar mais óleo nas mãos, acaricie o rosto, com movimentos do centro para as extremidades da testa, olhos, maçãs do rosto, buço e queixo, e circulares nas têmporas e bochechas.

REFRESCO DA ESTAÇÃO
Verão combina com sucos, que combinam com grávida. Além de hidratar, eles fornecem nutrientes fundamentais para a gestante e o bebê. “Frutas como laranja e limão são fontes de vitamina C, essencial para a absorção de ferro”, diz Carolina Bortoletto, especialista em nutrição materno-infantil, de Belo Horizonte (MG). Então, prepare o liquidificador e refresque-se com essa receita da Bacuri Sucos (SP), que leva capim-santo – ingrediente com o sabor retro que domina a gastronomia atual:
INGREDIENTES (PARA 1 LITRO) 
2 limões 
15 folhas de hortelã (tem efeito digestivo) 
3 a 4 ramos de capim-santo (é diurético) 
6 pedras de gelo 
750 ml de água
MODO DE PREPARO 
Descasque o limão, deixando a parte branca, e bata no liquidificador com os outros ingredientes. Coe antes de servir. Dura um dia na geladeira.

PILATES CONTRA O INCHAÇO
Dores nas costas e dificuldades para respirar são queixas comuns da gravidez. Imagine isso sob um calor de 30 graus... Aulas de pilates, outra terapia que está com tudo, podem ajudar, desde que liberadas pelo seu médico. O método melhora a respiração e o equilíbrio, fortalece a coluna e facilita o retorno venoso (alguém aí sofre com inchaço nas pernas?). Para aproveitar alguns desses benefícios em casa, Antonio Claudio Fretz Pereira, fisioterapeuta e professor de pilates do Maha Studio do Corpo (SP), sugere o seguinte exercício: em pé, mantenha o corpo ereto e os ombros relaxados. Fixe o olhar em um ponto bem a sua frente e inspire pelas narinas. Solte o ar pela boca, tirando os calcanhares do chão até ficar na ponta dos pés. Com a palma das mãos viradas para dentro, estenda os braços até que fiquem paralelos ao solo. Volte à posição inicial e repita dez vezes.”
Nos desfiles de marcas como Emilio Pucci e Marc Jacobs, a tendência do verão 2011 são roupas inspiradas nos hippies da década de 70. Bom para você, que pode usar e abusar de vestidos-bata. Amplos, soltinhos e levemente acinturados embaixo dos seios, deixam a barriga para lá de sexy. Aposte!

1 Comentários:

Cy Costa disse...

Vou consultar esse post ano que vem pode ser???
kkkk
Beijo,
Cy

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim