6 de jan de 2011

Trace METAS e alcance seus OBJETIVOS em 2011!

Olá gatas =)
Início de ano, estamos cheias de expectativas para o ano que se inicia. O que queremos alcançar e o que não queremos. Claro, que nem tudo depende de nós, há os imprevistos que nos aparecem no meio do caminho : viagens, empregos, doenças, fim de relacionamentos e assim por diante. Coisas que não dependem apenas da nossa vontade e hora. Mas isso não nos impede de traçar METAS.
Metas: são estratégias para alcançar objetivos. Elas podem e devem ser flexíveis. 
Fonte

Foi aí que encontrei uma reportagem bastante interessante no MSN.COM que tinha como título: As 11 dicas para alcançar as metas profissionais em 2011. Se pararmos para obeservar as metas elas cabem para as nossas outras áreas: emocional, espiritual, familiar e principalmente aquelas pessoais¹

É comum em todo o começo de ano as pessoas enumerarem uma série de metas para seguirem nos próximos 12 meses da vida.
De acordo com a diretora da CrerSerMais– Desenvolvimento Humano, Roselake Leiros, para garantir realizações mais efetivas, é necessário algumas condições especiais.
As 11 dicas
Na avaliação de Roselake, tudo gira em torno de planos, responsabilidade, positivismo, avaliação e sonhos. Para isso, a especialista desenvolveu 11 dicas para atingir as metas em 2011. Confira abaixo:

Responsabilidade: Não adianta responsabilizar o mundo pela não realização do objetivo, frustração ou insucesso. De acordo com a consultora, quando a responsabilidade é assumida, você toma o seu poder de transformar e planejar uma melhor estratégia com mais confiança.

Formule seu objetivo no positivo: Diga o que quer e não o que não quer. Roselake diz que as pessoas só sabem ou só falam do que não querem.

O objetivo precisa ser sustentado por você: A dica da consultora é traçar objetivos sobre os quais é possível agir: o objetivo não é "quero que meu chefe me dê aumento", mas sim "farei o que for necessário para obter uma promoção".

Pense positivo sempre: Os medos podem ser os maiores entraves para o sucesso na vida. "Deixe-os no seu tempo, mas reconheça-os, admita-os, avalie-os e faça aprendizados positivos dessas experiências para viver o agora plenamente", avalia Roselake.

Sonhe: O sonho é a base de tudo. Para a consultora, as pessoas nunca devem deixar de sonhar. Após esse processo, deve-se trazer os sonhos para a realidade e verificar o que pode-se fazer para alcançá-los.

Contemple todas as áreas da sua vida: Quando focamos excessivamente uma área, tiramos energia de outra, causando desarmonia ao todo, portanto tenha equilíbrio. Estabeleça objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social e o que mais achar conveniente. Assim seu crescimento será integral.

Avalie o contexto gera:  Avalie antecipadamente o impacto do que você quer e só depois decida o que fazer. Segundo a consultora, caso haja conflito interno, que você identificará através de um desconforto, avalie e busque uma negociação consigo mesmo, e se ainda assim o desconforto persistir, reformule seu objetivo para evitar a auto-sabotagem.

Faça uma lista: Escreva e faça um painel representativo com frases e figuras com todos os seus sonhos e objetivos. Assim a mente capta os estímulos da melhor forma. Fale bastante sobre os sonhos, pois os mesmos precisam ser alimentados para se concretizarem. Essas atitudes abre caminhos neurais que auxiliam na conquista dos objetivos, tornando-os mais palpáveis.

Use todos os sentidos para realizar: Para conquistar os seus objetivos, seus sentidos precisam experimentar a situação desejada para ter a referência de aonde você quer chegar, explica.

Ouça sua voz interior: Quando você tem convicção do que quer e sabe que isto realmente é bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada na direção de seu objetivo.

Comemore a realização: A alegria e a gratidão são emoções que validam profundamente o esforço da trajetória e nos motivam para novas e grandes realizações. Celebre e lembre-se: você tem o poder sobre tudo na sua vida. Seja livre, seja você e crie sua própria realidade¹.


Geralmente elaboro um livrinho de metas todo ano, onde separo por áreas (espiritual, emocional, lazer, saúde, profissional, ministerial, relacionamentos entre outras mais). Neste caderno listo o que desejo OBJETIVO e traço as METAS para alcançar. Faço algumas colagens que possam representar aquele objetivo e sempre que vou alcançado vou marcando um sinal de positivo. #ficadica

Fonte
Considerações importantíssimas sobre METAS ²:
Passo 1: Diferencie um sonho de uma meta
O sonho é algo que você deseja, enquanto a meta é o seu sonho com um prazo determinado para acontecer.
Passo 2: Seja preciso
“Emagrecer” pode ser um sonho de muita gente. “Emagrecer em 2011″ já começa a se assemelhar a uma meta. “Perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2011″ já é algo muito mais específico.
Quando você é preciso ao traçar uma meta, sabe bem quando poderá tê-la como meta cumprida. Por exemplo, se você pensar só em “Emagrecer”, poderia dar baixa ao perder 100 gramas?
Passo 3: Registre a meta
Pensar em metas é muito interessante, mas registrá-las é ainda melhor. Ponha suas metas precisas em papel, ou em algum sistema eletrônico que você confie. Crie uma rotina de revisá-las constantemente para que elas não se percam com o desenrolar do ano.
Passo 4: Defina um plano de ações
Ok, você já sabe que quer perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2011. E aí? O que fará para conseguir essa meta? Provavelmente, terá que dormir mais, alimentar-se melhor, fazer exercícios e tomar bastante água. O plano de ações também deve ser registrado e revisado além de, é claro, ser seguido por você mesmo.
Passo 5: Aja e acompanhe
De nada vai adiantar você traçar as metas se não agir para cumpri-las. Tendo um plano de ações em mãos, você deve saber o que tem que ser feito. Então não procrastine, somente faça. E acompanhe regularmente seu plano e suas ações durante o ano para saber se você está indo em direção das metas ou se afastando delas.
Assim, quando o final de 2011 estiver chegando, você vai poder revisar a lista que fez há um ano e observar o que conseguiu dar baixa e o que não conseguiu. Se aprendeu com os erros, vai ter um novo ânimo para tentar novamente em 2012².
Fonte

Sonhe, Planeje, Trace Metas e principalmente NÃO DESISTA! Acredite que você pode e é capaz. Busque novos conhecimentos, ESTUDE. 
E no fim do ano releia as suas metas e se surpreenda com os caminhos que foram tomados.
 
 
Agora é com você querida leitora!
O que acha de tudo isso? Concorda? Discorda? Se envolve ou não? Não esqueça de nos escrever contando o que você quer ver aqui na coluna Comportamento! Conto com a sua ajuda para fazermos desse catinho aqui um lugar só seu! =)
 Fontes : 1 e 2
 
May =) 

1 Comentários:

Cy Costa disse...

Oie..

comecei a fazer isso ano passado no meu aniversário (em junho) e deu super certo.
Já fiz minhas metas para 2011, mas o post me deu umas idéias para incrementá-las. Vou já lá no meu caderninho para dar um "up" nelas..

Beijoooo
Cy

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim