6 de jan. de 2010

Bem-estar na gestação e no pós-parto

Cara leitora, você sabe qual é a diferença entre atividade física e exercício?

Entende-se por atividade física a contração muscular de qualquer tipo, que pode ou não levar ao movimento, independente da finalidade: postura, trabalho, locomoção, esporte e lazer. Exercício é uma forma especial de atividade física, planejada, sistematizada, progressiva e adaptada ao indivíduo. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, em conjunto com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças, também dos Estados Unidos, recomenda 30 minutos de atividade física diária para promoção de saúde. Estudos evidenciaram que as populações fisicamente ativas têm menor incidência de doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol elevado, osteoporose, ansiedade e depressão.

No Brasil, várias campanhas públicas têm sido feitas no sentido de combater o sedentarismo (já considerado como doença). O programa "Agita São Paulo" é uma delas.

Pois bem, se você está grávida, não deve ter medo de praticar exercícios, desde que indicados pelo seu médico obstetra e orientados por um profissional competente. Isso lhe trará benefícios como: controle do peso, postura e equilíbrio, diminuição de dores (região lombar, braços, pernas) e da retenção hídrica (edema dos pés), além de reforço na auto-imagem.

Antes de iniciar um programa algumas questões devem ser discutidas e estudadas em conjunto com a equipe multiprofissional que a acompanha: médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira.

  • A gestação é um momento especial e delicado, de adaptação e ajuste físico/emocional. Aceitar e "curtir" as mudanças é um bom começo ao invés de criar grandes expectativas em relação à "performance" física. Lembre-se que a gravidez, por si só, constitui uma sobrecarga a todo o corpo.

  • Você já praticava exercícios regularmente? Se a resposta for sim, você já conhece o caminho. Se a resposta for não, ainda é tempo de se fazer algo, desde que você não queira agora se transformar em uma atleta.

  • Qual será o suporte alimentar adequado para uma gestante que pratica atividade física?

  • Qual modalidade de exercícios escolher? Inversamente, o que é totalmente contra-indicado?


Bem, se você deseja ficar fisicamente ativa, faça caminhadas, vá a pé em alguns lugares, suba e desça as escadas no trabalho ou em casa, repita movimentos antigos que você já conhece, espreguice-se, dance. Você verá como se sentirá bem no final do dia.

Se você quer praticar um esporte como natação, ou fazer atividades como academia, yoga, tai chi chuan, hidroginástica, dança, vá em frente, desde que observados aqueles pré-requisitos. Por outro lado, e o bom senso será o seu “norte”, não pratique atividades que envolvam traumas físicos, principalmente na região do abdômen. Evite o esporte em altas altitudes e os que causam muita pressão, como o mergulho subaquático.

O condicionamento ideal:

Se você gestante quer praticar exercícios
apropriados para essa fase, deve também saber que:

  • É desejável ter um certo condicionamento físico, não só para conviver bem com as alterações físicas (sem dores e desconfortos), como para ter um parto normal, se este for o seu caso e desejo.

  • Alguns músculos, como os do abdômen, bumbum, coxas e assoalho pélvico têm agora que fazer um esforço extra para sustentar o seu corpo. Por isso é bom dar-lhes atenção especial.

  • Os exercícios de alongamento devem ser encorajados, pois liberam endorfinas e relaxam, visto que a ansiedade se encontra aumentada. Devem ser feitos com cautela, pois as articulações e ligamentos já estão "amolecidos" pela gestação.

Seguem algumas "dicas" de exercícios seguros que você poderá praticar durante a gestação.

EXERCÍCIOS PARA GESTANTES (Clica que amplia)

EXERCÍCIOS PARA GESTANTES EM REPOUSO
EXERCÍCIOS NO PÓS-PARTO
É isso ai, beijos a todas.
Dina

Fonte: http://www.clinicafgo.com.br

18 Comentários:

Unknown disse...

Post mto bem elaborado e explicativo!!
Parabéns!!
bjs.
Bia.

Gleicy disse...

Adorei as dicas Di!
Se Deus quiser mais pra frente eu aplico rsrsrs

Beijos

Tati disse...

Miga será q vou poder continuar a treinar muay thai depois de gravida kkk vivo me perguntando sobre isso kkk

Tomara q sim kkk

Adoreiiiii vou imprimir os exercicios de pós parto para Monique ...

Um beijoooooooo

Carol disse...

Dina...mto bom seu post!
Pena que por enquanto não posso usufruir da suas dicas! =D

Bjão

Unknown disse...

Ótimo post! Ótimas dicas!
Acho que toda gestante deveria sim praticar exercício física durante a gestação, pois segundo contam a gravidez segue mais saudável e depois é mais fácil retornar ao peso inicial, mas acho que o mais importante é saber que se cuidado a mãe está cuidando também do bebê!
beijos

Unknown disse...

As dicas são ótimas,mais quem sabe até o final de 2010 eu possa fazer uso delas?
Bjusssssss

disse...

Ótimas dicas flor!
Penso que quando estiver um dia grávida, quero ser ativa e fazer exercícios, só tem a ganhar né?
Bjooo!

Juh Sutti disse...

Eu vivo falando pro meu marido, que preciso ficar apaixonada por exercicios agora, pq depois q eu estiver gravida fica mais dificl!!!
Sou suuuper sedentaria =/
bjus
Adorei o post!

M e I disse...

ameiiiiiii o post!! Sempre tive duvida qto ao q fazer na gravidez, msm que ainda demore uns aninhos pra fikr gravida..^^ fora que mais um puxão de orelha pra eu fazer algo.. soh faço yoga, 1h de aula, 2x por semana, e olhe q nos tempos de ferias eu senti uma falta incrivel...+.+

=*

Poliana Canha disse...

O post tá ótimo! Deu até uma animada na sedentária aqui! rs
Bjs flor e parabéns!

Alba Catarina disse...

Dina gostei muito do texto bem detalhado sobre o bem estar na gestação!!
Qualquer informação adquirida nesse periodo é bem vinda querida!!
bjo

Anônimo disse...

Eu so faco contracao muscular,quando transo...atividade fisica mesmo que é bom,never,por enquanto.
Super legal o post sobre gestacao, vai ajudar muitas mamaes.
bjk

Tata disse...

Ótimas dikitas..... se um dia tiver outro baby kem sabe..rsrsrs... pq na minha primeira (e única até o momento haha)eu fui uma gandíssissima pata...rsrsrs.

bjs

Tata disse...

ops corrigindo.. grandissísima..rs

Kaka Antunes disse...

... Adorei as dicas Dina, daqui uns anos pretendo por em ação rsrs

Nádia disse...

Entrei aqui hoje pq virei fã do blog da Dina e vi um recadinho lá! Essa publicidade dá certo, viu?! O post foi super completo, acho que toda grávida precisa manter uma rotina de exercícios físicos, por mais que seja difícil, eu perdi minha rotina na gravidez, estava bem ativa antes, mas até agora não consegui voltar! E o bebê já está com 9 meses! Minha barriga está bem feia, e tudo porque relaxei e perdi o pique. Precisamos ficar de olho! Vai dizer que a vida de todo mundo não seria melhor com uns kilos a menos?? Beijos!

Thania disse...

Amiga, AMEI o post e se Deus quiser irei usar bastante dessas dicas logo logo...rs

Bjoooos

Manu disse...

Pedindo dakele jeito tinha que vir aki neh?

Adorei o post e as dicas!!

Beijaoooo

Loading...
 

©2009 Colcha de Retalhos | by TNB |Costumizado por Rô Kusdra | Identidade VisualTati no Jardim